20 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Milhares de professores manifestam-se terça feira em Lisboa

1 de Outubro 2021

Milhares de professores são esperados, na terça feira, Dia Mundial do Professor (5 de outubro), na manifestação de Lisboa, onde vão sensibilizar para as necessidades dos profissionais e exigir mais respeito pela profissão.

À semelhança do que tem sucedido nos últimos anos, no Dia Mundial do Professor os profissionais manifestam-se na rua pelos seus direitos, numa ação de protesto nacional promovida pela Federação Nacional de Professores (Fenprof). Esta ação vai decorrer em Lisboa, na terça feira, a partir das 15h00, num percurso que sai do Largo de Santos em direção ao ministério da Educação, na Avenida 24 de Julho.

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) apela aos professores para que participem nesta luta que é de todos e assegura que “a lotação dos autocarros será feita tendo em conta as normas da Direção Geral de Saúde”. Quanto aos locais de saída, informa que “serão ajustados em função do número de pessoas inscritas”, podendo, se necessário, “sair autocarros de outros locais”, sendo por isso fundamental a inscrição prévia.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, tinha anunciado já esta ação de protesto em julho, quando fez o balanço do último ano letivo, tema que voltou a abordar agora, no arranque do ano escolar de 2021/2022, adiantando que este será um protesto para “exigir respeito pela profissão”.

“É pela falta de respeito que o Governo tem para com os professores, por estes roubos na carreira, é por causa das vagas, que impedem professores que reúnem todos os requisitos para progredir, mas que estão impedidos de progredir, é por tudo isto – que significa desrespeito pelos professores -, que os professores, no dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, vão juntar-se em Lisboa, às 15h00, e vão desfilar para o ministério da Educação e protestar e exigir respeito pela sua profissão”, sublinhou. Lamenta que os problemas dos professores se mantenham e espera que, com esta manifestação, estes profissionais se possam fazer ouvir.

Esta é uma luta, como realça a Fenprof, “pela contagem integral do tempo de serviço e pela reposição da carreira”, apelando por isso à forte participação dos professores nesta grande manifestação nacional no Dia Mundial do Professor.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM