17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Mil Pássaros” quer pôr comunidade escolar a refletir sobre o mundo

10 de Fevereiro 2023

A Câmara de Coimbra vai promover o projeto “Mil Pássaros” através de várias atividades, dirigidas à comunidade pré-escolar da rede pública do concelho, de modo a refletir sobre a necessidade de cuidar e preservar o mundo.

O projeto artístico e educativo, da Companhia de Música Teatral, conta com ações de formação, oficinas, conferências, instalações e espetáculos e lança o apelo para “escutar os pássaros”, como uma metáfora para que a comunidade pré-escolar reflita, por exemplo, sobre os cuidados com o ambiente.

“O projeto articula a criação artística, a formação e o envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico educativas de diferente natureza em que se incentiva a voz dos pássaros”, disse a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, numa conferência de imprensa de apresentação do projeto, que teve lugar na sexta-feira passada (3), no Jardim de Infância de Casais do Campo, em São Martinho do Bispo.

A iniciativa é dirigida a todo o universo pré-escolar da rede pública concelhia, numa articulação intersetorial permanente entre as divisões de Educação e Cultura e a divisão do Convento de São Francisco da Câmara Municipal de Coimbra.

O projeto, que abrange 52 turmas e 34 estabelecimentos escolares, através de experiências musicais e artísticas, colocam em diálogo famílias, educadores, assistentes operacionais, numa sensibilização à escuta da paisagem sonora e à escuta da interioridade. Com recurso a um conjunto de experiências artístico-educativas, o objetivo é alertar para a fragilidade do planeta e a necessidade de cuidarmos do mesmo.

A iniciativa pretende promover também a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que importam abordar desde a primeira infância.

A ideia passa por “apenas utilizar alguns instrumentos que existem, algumas ferramentas para que os educadores, professores, os pais e as próprias crianças possam despertar e descobrir de outra forma quando entram numa sala de espetáculos ou numa galeria”, explicou o chefe de divisão do Convento São Francisco, Filipe Carvalho.

As atividades, que decorrem durante o ano letivo 2022/2023 e 2023/2024, serão desenvolvidas maioritariamente nos jardins-de-infância. No entanto, estão também previstas atividades no Convento de São Francisco. A primeira iniciativa do projeto intitulada “Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra”, decorre das 15h00 às 18h00, no Convento São Francisco.

O projeto procura, assim, promover o diálogo entre profissionais e famílias por diversas vias, tendo ainda o “Mil Pássaros” prevista uma instalação final no Convento de São Francisco, entre junho e setembro, que celebrará esse desejo coletivo, convidando à escuta e à contemplação.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM