O Mercado Medieval vai regressar com a sua quarta edição, após dois anos suspenso, devido à pandemia da covid-19, e vai ter como cenário o Largo de Eiras, na União de Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades. Animação de rua, tradição, atrações e gastronomia vão levar, durante dois dias, os visitantes numa viagem histórica pela época medieval.
Entre 30 de abril e 1 de maio, os participantes vão ter oportunidade de assistir a diversos espetáculos de fogo, dança, bailias e teatro, proporcionados pela Wolf Dance, pela Associação Episódio e pelas cerca de três dezenas de figuras históricas, que vão recriar vários momentos, como o Torneio Medieval, cortejos pelas ruas daquela freguesia, “para que as pessoas apreciem os trajes da época”, e o acampamento militar “que vai permitir aos visitantes conhecerem de perto o dia a dia dos cavaleiros, manusearem as armas, visualizarem os aposentos e assistirem aos treinos daquela altura”, revelou o coordenador da Episódio, Nuno Marques.
“Vamos ter também uma pessoa, que irá proporcionar um espetáculo único, que vai além das capacidades do corpo humano, entre muitas outras surpresas”, desvendou.
O IV Mercado Medieval, com acesso gratuito, vai ainda contar com a participação de 12 artesãos e duas dezenas de tasquinhas de comes e bebes, onde os visitantes vão poder degustar a gastronomia típica e “até assistir ao vivo à recriação da tradição do porco a assar”, destacou a representante da Wolf Dance, Mafalda Lopes.
O Mercado Medieval, que já se realizou em Casal do Lobo e Santo António dos Olivais, regressa para mais uma edição “imperdível”, mas desta vez o palco “histórico” será Eiras.
“Esta é mais uma das iniciativas que temos para a nossa União de Freguesias e que muito nos honra, pelo que esperamos que a nossa gente venha, participe e se divirta neste evento”, perspetivou o presidente da UF de Eiras e S. Paulo de Frades, Luís Correia.