3 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mercado de Natal de Coimbra com pista de gelo e muitas atrações

10 de Dezembro 2021

O Mercado de Natal está de regresso a Coimbra com novidades e muitas atrações para toda a família. Instalado este ano no Vale das Flores, no parque de Estacionamento da Ecovia, junto aos Bombeiros Sapadores, conta com a presença de cerca de meia centena de expositores e tem como atração especial uma pista de gelo.

A envolvência típica do Natal está espalhada por todo o recinto. Para além da variada oferta a nível expositivo, das barraquinhas dedicadas à gastronomia e doçaria e da grande pista de gelo, que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos, os visitantes são ainda surpreendidos pela receção da simpática Minnie e do caloroso Pai Natal.

Promovido pela Câmara de Coimbra, Freguesia de Santo António dos Olivais e União das Freguesias (UF) de Coimbra, o Mercado de Natal foi inaugurado na sexta feira e vai manter-se aberto até 24 de dezembro.

Na abertura, o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, justificou o menor número de expositores presentes com o atual contexto de pandemia. Assim, os promotores optaram por ter apenas “as barraquinhas de madeira típicas do Natal”, que criam um cenário mais tradicional e atrativo no recinto. Espera que no “próximo ano os expositores já possam voltar” em maior número e destaca a pista de gelo como a grande novidade desta edição, a par com a nova localização, que abre mais potencialidades, sobretudo a nível da animação.

O presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro, destacou também a oferta variada que se encontra no Mercado e espera que, até 24 de dezembro, este evento se assuma como “um motivo de atração”. Para o autarca, este Mercado tem dois “objetivos fundamentais”, passando o primeiro por “enquadrá-lo neste espírito de Natal e de solidariedade entre as pessoas e o segundo por promover e desenvolver o comércio local”. Convida as pessoas a virem visitar este evento que os promotores querem “consolidar e desenvolver no futuro”, afirmando-o como “polo de atração para as pessoas e para o desenvolvimento da economia local”.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, desejou que os expositores presentes “façam um bom negócio” durante estes dias e convidou a população a visitar este “cantinho diferente” que celebra “a festa do Natal” e onde “podem passar uns bons momentos com as famílias”. Quanto aos expositores, entende que estão com “grande expectativa e com algum receio”, esperando, por um lado, que “esta fase do Natal possa ajudar a superar as dificuldades mais recentes consequentes à pandemia mas, ao mesmo tempo, receosos do que possa advir com a evolução da pandemia”. Assegurou que “não há receio para vir ao Mercado” e deixou um apelo a todos para que “ajudem a dinamizar a vida social, económica, o convívio familiar e a comemoração do Natal na nossa bela cidade de Coimbra”.

Há, de facto, grande expectativa por parte dos expositores presentes. Ansiosos por retomarem a normalidade, esperam que o Mercado corra bem, que tenha grande afluência mas que esse movimento se traduza também em negócio. Irene Almeida, de Cernache, estreia-se este ano no evento. Apresenta aos visitantes uma arte conventual que assenta em trabalhos executados com escamas de peixe. “Estou esperançada. Acho que nesta altura as pessoa gostam sempre de comprar um miminho. Este ano só participei em duas feiras e este Mercado é uma forma de retomar o negócio”, explicou esta artesã que há mais de 30 anos faz desta arte a sua atividade profissional.

Também de Cernache vem Amélia Machado, que se dedica à costura criativa. Já esteve no último Mercado e admite que “é difícil prever como vai correr”, tendo em conta “a época complicada que se vive”. Considera, contudo, que é uma forma de recomeçar, tendo participado já também nas feiras de artesanato urbano que a autarquia tem realizado na Baixa da cidade. O seu desejo é que “as pessoas apareçam, desfrutem da animação e façam também algumas compras”.

O Mercado de Natal funciona de segunda a quinta feira e também aos domingos das 14h00 às 20h30. Às sextas e sábados está aberto das 14h00 às 22h00. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, abre às 10h00 e encerra às 12h00.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM