15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Mercadinho Flores do Vale” incentiva artesãos de Coimbra

24 de Março 2023

A mostra de artesa­nato urbano “Mer­cadinho Flores do Vale” tem início já amanhã (25), entre as 09h00 e as 19h00, no Parque Linear Vale das Flores, em Coim­bra. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, em colaboração com a Associação de Artesãos de Coimbra Roda-Viva, que pretende promover o artesanato local e as artes e ofícios, “contribuindo para a dignificação dos artesãos e das suas atividades artesanais”.

“O objetivo é dar oportunidade aos artesãos de divulgarem e venderem os seus produtos, bem como mostrar à população da cidade aquilo que os artistas fazem com muito gosto e carinho”, disse o presidente da Junta de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro.

Ao todo, o certame, que vai decorrer no último sábado de cada mês, até novembro, conta com a participação de 20 artesãos conimbricenses, à exceção de uma artesã vinda de Leiria. Entre os participantes, 15 são associados da Roda-Viva. No entanto, de acordo com Francisco Rodeiro, há condições para acolher mais expositores, “caso haja outros interessados”.

A mostra contempla diversos trabalhos, “autênticas obras-primas” elaboradas com técnicas manuais diferenciadas, como artigos em pedra, pele, papel e madeira. Velas, bijuteria, quadros vivos com plantas, vestuário de bebé, transformação de cabaças e bonecas em pano são alguns dos produtos artesanais que podem ser apreciados neste certame.

Além do artesanato, o “Mercadinho Flores do Vale” vai ser embelezado com diversos apontamentos musicais para animar o recinto e os visitantes que o autarca Francisco Rodeiro espera receber neste evento.

“Temos a expetativa de que a iniciativa tenha muita adesão e que a população possa ter contacto com os aspetos da vida artística da freguesia, oferecendo também uma perspetiva única e crítica da visão dos artesãos sobre a sua arte e a sua filosofia de trabalho e de vida”, vincou o presidente da Junta de Santo António dos Olivais.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM