13 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Mentes Brilhantes” regressa às escolas de Miranda do Corvo

16 de Novembro 2018

O projeto “Mentes Brilhantes” está de regresso às escolas do concelho de Miranda do Corvo. Da responsabilidade da Fundação ADFP, este projeto tinha terminado no final do ano letivo de 2017 mas é agora retomado, graças a um financiamento europeu que viabilizou o apoio de parceiros locais.

De acordo com a Fundação, o projeto “renasce fortalecido” e vai chegar a todas as escolas do concelho “graças a um laboratório móvel de ciências que está a ser adquirido”.

Esta ciência sobre rodas, com um laboratório instalado numa carrinha, segue a filosofia que a Fundação prossegue com a sua biblioteca móvel que leva os livros a vários concelhos, escolas e aldeias.

Após meses de espera, o projeto viu a sua candidatura ao POCH 2020 aprovada, contando com uma comparticipação de 70 por cento de fundos europeus através do programa Portugal Inovação Social. “Para o sucesso desta candidatura, foi fundamental o apoio dos parceiros que acompanham o projeto desde a sua génese: Agrupamento de Escolas, Associação de Pais, autarquia de Miranda do Corvo e Caixa de Crédito Agrícola, que renovam assim o seu compromisso para com este projeto educativo no concelho de Miranda do Corvo”, realça a Fundação.

Este projeto, que recomeçou já esta semana, nasceu em 2014, com o intuito de promover o acesso dos alunos do concelho de Miranda do Corvo a programas de estudos avançados, ou seja, a um ensino intensivo de conceitos em áreas delimitadas do conhecimento, numa lógica de potenciação de competências.

Decorrendo em todas as escolas do concelho de Miranda do Corvo, no 4.º ano do ensino básico, possui um laboratório equipado com material cientifico no Centro Educativo da vila e, através do POCH 2020, irá equipar uma carrinha em formato “laboratório móvel” para se deslocar a todas as escolas e a alguns eventos. É neste laboratório que decorrem semanalmente sessões com temáticas baseadas nas ciências, interligadas com o programa do currículo escolar de Estudo do Meio, mas também com conceitos mais avançados de modo a despertar a curiosidade científica e estimular o conhecimento. Nestas sessões, os alunos vestem a bata de cientistas, aprendem conceitos novos e perfazem experiências com a ajuda de um monitor com formação em ciências.

Com este financiamento, o projeto Mentes Brilhantes irá estar presente nas escolas nos próximos três anos letivos, esperando chegar a mais de 400 crianças, sendo uma aposta de sucesso da Fundação ADFP na “promoção do ensino vocacionado para a deteção de talentos, combatendo o abandono escolar e promovendo o sucesso educativo em Miranda do Corvo”.

Terá também associada a vertente “Escola natureza” e as “Ciências no Parque”, tendo como enquadramento espacial o Parque Biológico da Serra da Lousã e o Laboratório Móvel, bem como as Férias Escolares ativas e os Campos de Férias.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM