Bianca de Matos
A Feira dos Santos, do Mel e da Castanha está de regresso ao concelho de Góis a 1 de novembro. Este ano, o certame, que por norma tem a duração de dois dias, terá apenas “um grande dia de festa”, disse ao “Despertar” o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Nuno Bandeira.
“Nós realizamos sempre a feira nos dias que coincidem com o feriado de dia 1, mas como calhou a meio da semana, optámos por fazer apenas um dia”, esclareceu o autarca ao garantir que para o ano vão juntar o certame ao fim de semana, “pois o feriado é a uma sexta-feira, e dinamizar uma edição com outra dimensão e atratividade, reunindo três dias memoráveis”.
Este evento “de excelência para a promoção e divulgação dos produtos tradicionais endógenos”, com enfoque nos pequenos produtores e artesãos locais e regionais, vai reunir no Pavilhão Gimnodesportivo cerca de 80 expositores, “o dobro do ano passado”, vincou Nuno Bandeira. Entre eles, vão estar em destaque a castanha e o mel com oito e 12 produtores da região, respetivamente.
“Estes números refletem bem o interesse que há por parte dos participantes neste género de eventos”, evidenciou o vice-presidente da autarquia ao indicar também que, este ano, as produções de castanha e do mel “foram boas, apesar de haver um número reduzido de produtores”.
Além dos produtos endógenos, os visitantes podem apreciar o artesanato e a etnografia do concelho, onde a animação e a tradição estão garantidas para toda a família.
A Feira dos Santos, do Mel e da Castanha abre as portas pelas 09h00 até por volta das 18h00. Para este dia, estão agendados também momentos desportivos, como a realização do 20º Torneio de Malha com as coletividades do concelho, a ter lugar no Parque de Lazer do Baião, e o Góis Trail – AERG Trail Running, que conta já com 300 participantes.
Ao longo do dia, estão ainda previstas diversas atuações, protagonizadas pelos grupos de Concertinas de Cortes, Bombos Ecos do Picoto e pelo Rancho Folclórico Mensageiros da Alegria. Destaque ainda para um showcooking, pelas 14h30, com degustação de gelado artesanal de castanha, jeropiga e mel, e para o tradicional magusto que acontece a partir das 17h30.
“As expetativas são altas. A nível de afluência acaba por ser uma incógnita, pois realiza-se a uma quarta-feira, embora seja feriado. No entanto, está tudo preparado para receber as pessoas com mais uma edição de sucesso, sendo também uma oportunidade e um convite para apreciar a riqueza do nosso concelho”, salientou o vice-presidente do Município de Góis.