30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mel e castanha dão as mãos para regressar à feira da Lousã

11 de Novembro 2022

A “melhor Feira do Mel e da Castanha do país”, assim a caracteriza o presidente da Câmara Municipal Luís Antunes, está de regresso ao Parque Municipal de Exposições na Lousã com a sua 31ª edição, de 18 a 20 de novembro.

Tasquinhas, produtos regionais, com especial destaque para o Mel da Serra da Lousã e para a castanha, e animação vão marcar o certame que “se destaca pela qualidade dos produtos” e que regressa ao modelo tradicional, após um interregno de dois anos devido à pandemia da covid-19.

“É um evento que vai ao encontro da nossa identidade concelhia e de afirmação do nosso valor”, reforçou o autarca durante a conferência de imprensa que teve lugar na terça-feira (8), na Casa das Condessinhas, onde também marcaram presença Fernando Martins, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, e a diretora executiva da Cooperativa Lousãmel, Ana Paula Sançana.

Este ano, a Feira do Mel e da Castanha, “uma iniciativa de grande relevância para toda a região”, vai reunir duas dezenas de produtores de mel, 19 de castanha e dezenas de comerciantes de outros produtos endógenos, totalizando cerca de 60 participantes.

Além do “padrinho” (Mel) e da “madrinha” (castanha) do certame, os visitantes têm também oportunidade de apreciar outros produtos com representatividade nacional, como cerveja artesanal, queijos e enchidos de diversas regiões, entre outros que complementam a oferta da feira. Quem quiser pode ainda desfrutar de uma refeição completa numa das cinco tasquinhas disponíveis, onde não faltará a gastronomia típica da região, como o “Menu de Chanfana” que terá um custo fixo de 12 euros. Pode completar esta experiência gastronómica com um café na barraquinha da Delta e/ou brindar com o famoso Licor Beirão que também marca presença com um stand.

Durante três dias de festa, “onde se reúnem os Ecos da Serra da Lousã”, vai também haver espaço para um programa de animação “de qualidade e diversificado” para toda a família.

“Vamos contar com a participação da comunidade educativa, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Lousã, com a presença de 14 grupos que trazem alegria ao evento”, adiantou Luís Antunes.

Na sexta-feira (18), pelas 18h00, será a inauguração oficial do certame, seguindo-se a atuação de Street Jazz Band (18h30), a performance Teatral “Manel e Maria” (19h30) e a companhia Encerrado para Obras – Homem Orquestra (21h00). A noite termina com um DJ, após o conhecido artista Rouxinol Faduncho animar o recinto e fazer as delícias de todos os visitantes.

No sábado (19) a manhã é marcada pela animação, às 10h00, do Grupo de Concertinistas da Lousã, no Mercado Municipal, e também, pelas 11h30, na Feira Semanal, com passagem pela Feira do Mel. O Parque Municipal de Exposições vai ainda ser palco do programa “Aqui Portugal” da RTP1, a partir das 14h00. Ainda nesse dia haverá, pelas 16h00, um “Showcooking” com o Chefe Flávio Silva, “Rota dos Mercados”, e as atuações de CoimBrass Band (21h00), do Doutor e os Aflitos (21h30) e do artista Fernando Alvim (23h30).

No último dia (20) a animação está a cargo da Escola de Concertinistas da Lousã (11h00), da performance teatral “Manel e Maria” (15h00) e outro “showcooking” com Flávio Silva (16h00). Às 17h00 vai ter lugar a atuação de Encerrado para Obras -Chiclateira e da Orquestra Ligeira das Gândaras. O destaque para domingo vai para o tradicional magusto para todos os visitantes.

A Feira do Mel e da Castanha vai também apostar na sustentabilidade com a introdução do copo reutilizável que terá um custo de cinquenta cêntimos.

“Estamos a trabalhar para que esta edição seja um sucesso e uma verdadeira festa do território, da comunidade lousanense e que constitua um momento de afirmação e satisfação de todos os visitantes que desejamos captar”, salientou o edil municipal.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM