A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) promove amanhã (7 de maio), pelas 21h00, o debate com transmissão digital “E depois do Estado de Emergência? – Reorganização dos Cuidados de Saúde Primários”.
A SRCOM sublinha que os Cuidados de Saúde Primários foram essenciais na fase inicial de abordagem da pandemia e tiveram de se adaptar rapidamente a novas funções: ser a primeira linha de proximidade de abordagem de pessoas com sintomas suspeitos assim como fazer o seu seguimento diário em casa e triagem para os cuidados hospitalares.
“Findo o Estado de Emergência, será necessário abraçar o desafio de manter estas funções em paralelo com os cuidados de proximidade de prevenção das doenças crónicas, vigilância de grupos vulneráveis e de risco, assim como de abordagem da maioria das doenças agudas”, alerta a SRCOM, considerando que é importante “repensar a forma como se trabalha”.
Adianta que, neste contexto, vários organismos e entidades têm vindo a refletir e criar orientações sobre o assunto. São muitas dessas pessoas que estiveram envolvidas nessa reflexão que a SRCOM pretende juntar amanhã neste debate, um espaço onde podem divulgar todos os contributos que possam ajudar a moldar o futuro dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal.
A iniciativa vai contar com as intervenções de João Rodrigues (vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Centro), Ivo Reis (membro do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e Membro da SRCOM), Rui Nogueira (presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar), João Sousa (vice-presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN).
A moderação estará a cargo de Catarina Matias (médica especialista em Medicina Geral e Familiar e membro da SRCOM) e Lara Sutil (médica especialista em Medicina Geral e Familiar e membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos).
Dada a recomendação conjunta emitida pela Ordem dos Médicos e APIFARMA, a sessão vai ser transmitida em direto com o recurso aos meios digitais, uma alternativa enquanto estiverem em vigor as atuais medidas preventivas, atendendo ao impacto da pandemia da Covid-19 a nível mundial.
Este debate é aberto à participação dos interessados (população em geral e comunidade médica), através da plataforma digital Zoom e na página de Facebook da SRCOM (em https://www.facebook.com/seccaocentroordemmedicos).