A Câmara da Mealhada está a criar zonas de sombreamento na Escola Básica n.º 2 (EB2) do município, através de uma empreitada cujo investimento “ultrapassa os 185 mil euros”, como esclareceu a autarquia.
“A intervenção na EB2 inclui diversas ações, nomeadamente a criação de áreas de sombreamento, com cobertura verde e muros verdes, numa paragem de autocarro e junto à fonte, a criação de áreas tensionadas (de sombra) na sua envolvente e a plantação de espécies resistentes ao stress hídrico no jardim. Serão também criados poços para recolha de águas pluviais, bem como um sistema de rega inteligente”, afirmou o Município.
A adjudicação da obra, que garante “maior comodidade para alunos, professores e auxiliares”, realizou-se a 27 de julho, tendo cinco meses para execução. Segundo a autarquia, o valor da mesma é de 185.329,44€ (+IVA).
A empreitada faz parte do projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, que é liderado pela CIM – Região de Coimbra e abrange os municípios da Mealhada, de Condeixa-a-nova e de Montemor-o-Velho.
“No município da Mealhada incluiu ainda intervenções no Parque da Cidade, com a criação de sistemas de nebulização na esplanada e em áreas de lazer, inclusive com sistemas móveis, e no Mercado Municipal da Mealhada, com a criação de trincheiras de retenção de águas”, vinca a Câmara.
A candidatura “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, que ascende a um milhão de euros, foi aprovada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, ao abrigo do Aviso de Concurso POSEUR-08-2019-11: Projetos de demonstração em matéria de adaptação às alterações climáticas e disseminação de boas práticas.