29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mealhada comemora 350 anos da sua primeira gravura

21 de Fevereiro 2019

A Câmara Municipal da Mealhada assinala os 350 anos da primeira gravura da cidade, de 23 de fevereiro a 31 de março, com um desafio lançado aos Urban Sketchers, uma exposição e uma palestra.

Dia 24 de fevereiro de 1669 a comitiva de Cosme III de Médicis, o penúltimo Grão-Duque da Toscana passou na Mealhada. Lorenzo Magalotti, secretário de Cosme III e responsável pelo registo rigoroso da viagem, escreveu: “foi-se almoçar à Mealhada, burgo de 50 casas”. Pier Mari Baldi, o famoso ilustrador da corte do Grão-duque, desenhou o lugar, criando, a primeira ilustração da sede do Município. Para assinalar a data, os Urban Sketchers, grupo de autores que desenham os locais onde estão e por onde passam, vão retratar a cidade, no domingo, precisamente no dia de aniversário da gravura.

Depois deste passeio pela cidade, vai realizar-se, na quarta feira, a palestra “Mealhada: 350 anos de imagens”, que conta com a participação de José Branquinho de Carvalho, investigador e detentor do maior espólio privado de imagens da Mealhada; António Breda Carvalho, escritor e autor da monografia “Mealhada, a escrita do tempo”; e Nuno Castela Canilho, vereador da Cultura. No evento será lançado o catálogo que dá acesso online do Arquivo Municipal da Mealhada, onde estão as fotografias doadas pelo detentor do espólio de imagens.

Mas, antes destes dois eventos, vai ser inaugurada amanhã, na Biblioteca Municipal, a exposição “Mealhada 016. Metamorphosis da imagem urbana”, da autoria da fotógrafa Cristina Casotto, que ficará patente ao público até 31 de março.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM