20 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Matobra cresce 5% na pandemia

21 de Outubro 2022

Pela segunda edição consecutiva, a APCMC- Associação de Materiais de Construção distinguiu a Matobra – Materiais de Construção e Decoração, S.A. com o prémio “Melhor Loja – Inovação”, num universo que incluía todas as empresas associadas da APCMC.

A distinção foi atribuída no âmbito da CONCRETA – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que decorreu até domingo (16) na Exponor. Os critérios utilizados pelo júri para atribuir este prémio foram o design e a interação do espaço com os clientes, a incorporação de tecnologias digitais e a criatividade (nas vertentes de contemporaneidade, inovação e design).

“Este prémio é um enorme motivo de orgulho, porque serve como indicador da qualidade do trabalho e a Matobra nos últimos anos tem investido muito na melhoria de serviço e no seu renascimento sustentado, depois de uma grave crise em 2010”, confessou ao Despertar o Engenheiro José Guilherme Martins. Acrescenta ainda que terem ganho o prémio não é só um motivo de orgulho, mas também “acarreta uma responsabilidade acrescida, pois coloca-nos como uma referência no setor. Nós gostamos deste papel e temos de manter o nível de exigência”.

A inovação que a APCMC destaca é visível no showroom da empresa, onde se aposta na seleção do que de mais inovador se apresenta no mercado, com produtos que surpreendem o visitante. Além da parte visual também a forma de comunicação do produto no showroom se difere. É feita com ecrãs interativos que permitem ao cliente uma experiência mais intensa. Com quase 2000m2 de exposição, a empresa foi das primeiras a apostar num conceito integrado de venda de “ambientes de vida”, mais do que num posicionamento focado em produtos.

“A Matobra não tem medo de arriscar. Não temos medo de inovar, de discutir ideias novas, de ter ideias fora da caixa e depois selecionarmos as que são possíveis de aplicar. E esses fatores todos somados levam a que a nossa empresa no seu setor continue a jogar na linha da frente que é isso que nós tentamos todos os dias”, explica.

O showroom está dividido por zonas de atuação: Cerâmica, Casas de Banho, Madeiras, Cozinhas e Decoração. O conceito valoriza a experiência de compra, criando mais valor na “costumer journey”, ao concentrar toda a tipologia de produtos e soluções para a decoração da casa num só espaço.

Recorde-se que a Matobra celebra este mês o seu 56º aniversário. Foi fundada por uma equipa de investidores liderada por um dos mais conceituados empresários da altura, Luís Ramos. A empresa de construções e decorações atingiu rapidamente um nível elevado de desenvolvimento e de consideração no mercado da cerâmica e outros materiais de construção.

 Impacto da pandemia na empresa

A pandemia foi descrita como uma fase importante e determinante neste setor. Com a ideia de confinamento as pessoas “voltaram a dar importância à casa, algo que se tinha perdido nos últimos anos”. “Ao estarem confinadas em casa sentiram necessidade de melhorar a habitação, renovar e tornar o espaço mais confortável. E a Matobra no ano de covid cresceu 5% e tem crescido acima disso nos anos consequentes enquanto houve algumas empresas, infelizmente, que fecharam”, conta o Engenheiro.

Para o empresário a capacidade de adaptação nos tempos de covid-19 foi crucial para a manutenção da loja. As equipas foram rodando, criaram equipas espelho e uma loja online. Através das redes sociais estabeleceram um contacto mais próximo com as pessoas de acordo com as regras sanitárias em vigor. Desta forma conseguiram corresponder às expectativas dos clientes e fizeram crescer o setor da construção, bem como a empresa.

“A pandemia não foi uma altura de crise, para nós, sem ser as condições de saúde, e os tempos pós-covid que estamos a viver não estão a ser tempos de crise e ainda estamos a crescer acima do mercado”, sublinha.

Contudo os tempos que se avizinham, rodeados de incerteza devido à guerra na Ucrânia e aos consecutivos aumentos dos preços, preocupam a empresa que já prepara formas não só de mitigar os potenciais impactos negativos como também de crescer neste setor.

Pelo seu dinamismo interno e pela forma participativa como sempre se envolveu com a sociedade em geral, promovendo e apoiando iniciativas diversas, a empresa ganhou em Coimbra e na região um estatuto de prestígio e consideração que se mantém e constitui o seu ativo mais importante. Hoje liderada pelo Engenheiro José Guilherme Martins (neto de Luís Ramos), a empresa não deixou perder a sua matriz familiar, quer pelas participações de capital quer sobretudo por tratar o mercado e os clientes em geral como um verdadeiro património de estima, cultivando a proximidade e a elegância de trato como chaves decisivas para a afirmação da empresa, há mais de 50 anos a servir Coimbra e o país.

“Não posso deixar de realçar e destacar o que difere a nossa empresa que é o nosso segredo, apesar de mal guardado, que é o lema “amigos, amigos negócios incluídos” e é assim que trabalhamos todos os dias mesmo em tempos de crise”, finaliza o Engenheiro.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM