15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

MARIA REGINA ROCHA – GRANDE SENHORA DA LÍNGUA PORTUGUESA

5 de Maio 2023

MARIA REGINA ROCHA – GRANDE SENHORA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje estamos a comemorar o DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Somos mais de 250 milhões de falantes. É a quarta língua mais falada no mundo. Especialistas consideram-na uma língua das novas tecnologias.  A propósito deste dia, e como já fiz em anos anteriores, sublinho a grande honra por termos, na nossa cidade, a DRª MARIA REGINA ROCHA, uma prestigiada especialista na Língua Portuguesa. É consultora do CIBERDÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA e uma autora emérita na área.  Reside em Coimbra e é professora nesta cidade. Tive, aliás, o subido privilégio de a ter tido como colega na ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO e verifiquei o quanto era considerada como docente pelos alunos. Também nos estúdios da RTP, em Coimbra, gravou connosco vários apontamentos para integrarem emissões nacionais dedicadas à Língua Portuguesa. Tenho um enorme respeito pelo trabalho que tem feito. Destaco-a nestas páginas de O DESPERTAR, uma vez mais, neste DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA tão maltratada por muitos e cada vez mais sofrida por estrangeirismos. Retiro do site do CIBERDÚVIDAS in Ciberdúvidas da Língua Portuguesahttps://ciberduvidas.iscte-iul.pt/autores/maria-regina-rocha/63/pagina/1   traços biográficos da Drª MARIA REGINA ROCHA. O país e Coimbra agradecem a sua dedicação ao nosso idioma. E cito: “MARIA REGINA ROCHA, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutoranda na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Autora (ou em coautoria), entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, A Gramática – Português – 1.º Ciclo, A Gramática – Exercícios – 2.º  ano, A Gramática – Exercícios – 3.º ano e A Gramática – Exercícios – 4. ano e Eu não dou erros!‘ Hoje é dia de darmos os PARABÉNS À LÍNGUA PORTUGUESA e à DRª MARIA REGINA ROCHA, valeu?

SENHORA MINISTRA DA AGRICULTURA: O ESTADO TEM DE ARRANJAR QUEM LIMPE OS TERRENOS

Senhora MINISTRA DA AGRICULTURA;

Escrevo-lhe com linguagem quase telegráfica. Saiba V. Exª que não me parece correto o Estado exigir a limpeza de terrenos de forma coerciva e não fornecer soluções para que os proprietários possam, de um modo geral, corresponder à exigência. Há poucos trabalhadores na área. É um número ínfimo. O serviço é caro e não há um parque de máquinas que possa ser colocado ao serviço dos pequenos proprietários. Assim sendo julgo que deve ser o Estado a proporcionar condições, e como? A exemplo do que faz com os jardins e espaços verdes públicos comprometer-se às grandes limpezas e proporcionar aos (pequenos) proprietários, equipas de limpeza públicas a preços adequados e baixos, tipo taxa moderadora, para efetivamente haver uma limpeza geral dos terrenos. Saiba, Senhora Ministra, que um terreno limpo em março em maio já estará a pedir nova limpeza. Temos de ser realistas. Assim, apenas impondo e não dando soluções e apoios, não vamos conseguir.

Espero que nos leia e que reflita no problema de quem não consegue limpar pelos custos elevados e pela enorme falta de mão de obra. E aceite os meus agradecimentos pela perspectiva de repensar o que está a ser coercivamente feito. Imposto.

PARABÉNS, PRESIDENTE RICARDO SANTOS, PELOS PAPAGAIOS NA PRAIA DE QUIAIOS

Fui assistir, no ano passado, e fiquei deslumbrado com o FESTIVAL INTERNACIONAL DE PAPAGAIOS na PRAIA DE QUIAIOS. É a cor, é um fluído de reminiscências de infância para os adultos e é o sorriso pueril apontando os olhos para o ar vendo-os esvoaçar. Se a meteorologia ajudar admito que amanhã, e no domingo, DIA DA MÃE, o COLORIDO FESTIVAL DE PAPAGAIOS atrairá muitas famílias à bela quietude da PRAIA DE QUIAIOS. Oportuno apelo turístico. PARABÉNS, CARO PRESIDENTE RICARDO MANUEL SANTOS, a liderar a Junta de Freguesia de Quiaios.

E adiciono um beijo para todas as MÃES.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM