Vila Nova de Poiares é um concelho que se tem destacado pela sua gastronomia, artesanato e paisagens naturais. Rica na sua história, Vila Nova de Poiares tem em si um espírito destemido e é considerada como um destino com forte ligação ao desporto de aventura e natureza. Em constante crescimento, o setor empresarial tem também contribuído para projetar Vila Nova de Poiares na rota dos grandes investimentos.
As 50 maiores empresas do concelho de Vila Nova de Poiares registaram um volume de negócios de 605 milhões e 903 mil euros, correspondente ao ano 2024, segundo os dados da Informa D&B, que podem ser consultados na listagem que aqui publicamos.
A faturação embora tenha aumentado ligeiramente, em apenas pouco mais de três milhões de euros face ao ano transato de análise, mostra que o concelho procura dinamizar o setor e proporcionar boas condições para quem se quer instalar no território.
Apesar do aumento de volume de negócios se registar com um ligeiro aumento, o mesmo não se pode dizer do número de postos de trabalho onde se verifica igualmente uma leve descida de trabalhadores passando de 1.708 para 1.704.
No ranking das 50 maiores empresas de V.N. de Poiares, referente a 2024, é ainda possível constatar que entraram para a contagem cinco novas empresas e onze mantiveram a sua posição face ao ano anterior.
Cinco primeiros mantêm-se intatos
Há semelhança do ano 2023, o topo da tabela não sofre alterações no ano de 2024. Os cinco primeiros mantêm-se exatamente na mesma posição. A empresa Alves Bandeira & CA, SA, localizada em Vale de Vaz, ligada ao comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados, destaca-se consideravelmente no top das 50 maiores empresas de Vila Nova de Poiares tendo um volume de negócios de 384 milhões e 965 mil euros. A subida mostra-se ligeira, tendo aumentado pouco mais de 400 mil euros, ainda assim a empresa consegue ser a maior portadora de faturação, ultrapassando mais de metade o número do volume de negócios das restantes 49 empresas.
Da mesma forma que se mantém no primeiro lugar no volume de negócios, continua a ser também a maior empregadora do concelho com 605 trabalhadores, mais seis do que o ano anterior.
No segundo lugar continua a Fresbeira – Indústria de Carnes, Lda, localizada na Zona Industrial Polo II, com um volume de negócios superior a 47,10 milhões, registando uma subida de 37%, e assegura 86 postos de trabalho, mais cinco que o ano anterior.
No terceiro lugar continua a Alves Bandeira Tyres, SA, localizada em Vale do Vaz, com uma faturação de mais de 40,98 milhões, registando um ligeiro crescimento em apenas pouco mais de um milhão de euros, o que em termos percentuais representa uma evolução de 3,2 por cento. A nível de trabalhadores verifica-se apenas uma subida de três empregados.
Na quarta posição mantém-se a Ansell Portugal – Industrial Gloves, Sociedade Unipessoal, Lda, empresa dedicada à fabricação de equipamento de proteção e segurança, localizada na Zona Industrial, com um volume de negócios de 35,78 milhões de euros, o que equivale a um crescimento de apenas 0,71%. Apesar de ter registado um suave aumento, a empresa é a segunda maior detentora no número de empregados com 338 colaboradores, embora tenha perdido 12 empregados em relação ao ano anterior.
Em quinto lugar mantém-se a AB Chem, SA, de Vale de Vaz, dedicada ao comércio por grosso de produtos petrolíferos, com uma faturação de 9,79 milhões de euros e assegura apenas quatro postos de trabalho, os mesmos face ao ano anterior.
Novas empresas em destaque
A primeira “mexida” na tabela surge no sexto lugar, com a Unitractores – Equipamentos Florestais e Industriais, Lda, a subir uma posição, registando uma faturação superior a 6,49 milhões e garantindo 21 empregos.
Seguem-se mais alterações ligeiras, sem grandes surpresas. Contudo, há duas quedas na tabela mais acentuadas. A primeira é a Transportes de aluguer Vila Chã, Unipessoal, Lda, que desceu cinco lugares, encontrando-se atualmente na 24.ª posição do ranking das 50 maiores empresas de Vila Nova de Poiares. A empresa faturou em 2024 cerca de 1,37 milhões de euros tendo tido uma descida de 21,8% na faturação, relativamente ao ano anterior de comparação. A segunda empresa que também teve uma descida na tabela, esta mais acentuada, é a Brossecar – Indústria e comércio de escovas auto, Unipessoal, Lda, que desceu da 18.ª posição para a 38.º lugar, registando assim uma descida de mais de 1,1 milhão de euros, o que corresponde a uma quebra de 56% na faturação, embora até tenha subido em apenas um trabalhador, face ao ano anterior.
Das novas empresas que entraram para a análise da tabela, o grande destaque vai para a Uniflora, Unipessoal, Lda que entra diretamente para a 18.ª posição. A empresa localizada em Pinheiro, faturou pouco mais de dois milhões de euros e regista apenas um trabalhador. As restantes quatro novas empresas situam-se mais para o fim da tabela. No 41.º lugar está a Neves & Neves, Lda, empresa dedicada à fabricação de artigos de mármore e de rochas similares, com uma faturação de 850 mil euros e com 19 trabalhadores. Em 47.º lugar está Transportes Silva & Santos Pereira, Lda, com 639 mil euros de volume de negócios e com sete empregados. Logo na posição abaixo, em 48.º lugar, está Vidoeiro – Sociedade Poiarense de Representações, Lda, com 623 milhões e seis trabalhadores. A fechar a tabela, na 50.ª posição entra Cipabe – Centro de inspecção periódica auto das Beiras, Lda, com 601 milhões de euros e nove colaboradores.
De salientar que das cinco novas empresas que entraram no tabela de análise três delas são localizadas em São Miguel de Poiares, uma em Pinheiro e outra no Entroncamento.
A nível de setores de atividade, os mais representados são o comércio a retalho com 16 empresas, seguido do comércio grossista com 13 e o comércio das indústrias com 10 empresas, dos transportes com sete, da agricultura e outros recursos com duas e alojamento e restauração e construção e serviços empresariais com uma cada.