O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) está à procura de novos voluntários para prestar apoio aos doentes que se encontram no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), as duas unidades onde este núcleo promove e financia o voluntariado hospitalar.
As inscrições para novos voluntários estão a decorrer até 25 de janeiro. Os candidatos irão integrar as ações de voluntariado que o NRC-LPCC desenvolve na área do voluntariado hospitalar e que passa por “contribuir para a humanização da assistência ao doente oncológico, pela disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento nos hospitais com serviços de oncologia”.
No contexto hospitalar, os voluntários estabelecem contacto direto com o doente e com quem o acompanha para consulta e tratamento, oferecendo, como sublinha o Núcleo Regional do Centro, “atenção, informação, conforto e esperança, essenciais à humanização da assistência ao doente oncológico e à promoção de uma atitude positiva face ao cancro”.
Nestas duas unidades hospitalares, os doentes e respetivas famílias encontram voluntários disponíveis e preparados para os acompanhar no acolhimento e para os orientar dentro do hospital. São também estes voluntários que lhes oferecem bens alimentares, como café com leite e refeições ligeiras, e lhes dão o conforto e ânimo fundamentais para quem se depara com uma grave situação de doença.
Quem quiser fazer parte desta causa deve efetuar a inscrição até 25 de janeiro, preenchendo o formulário de candidatura que está disponível no site da Liga, em www.ligacontracancro.pt/voluntariado. Pode fazê-lo também presencialmente, na sede do Núcleo Regional do Centro, na Rua Dr. António José de Almeida, em Coimbra. Os voluntários devem ter mais de 18 anos e disponibilidade obrigatória de uma manhã ou tarde fixa por semana, em horário laboral. O compromisso com o NRC-LPCC nunca deve ser inferior a seis meses.
Depois da inscrição, os candidatos vão ser selecionados em entrevista e, posteriormente, vão realizar um curso de formação inicial, que começará a 4 de fevereiro (Dia Mundial do Cancro) e que terá a duração de 13 horas. Depois da formação, vão realizar um estágio de integração nas respetivas áreas de voluntariado.