São sete os projetos vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia que o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) entregou para o ano 2024/25, num investimento global de 70 mil euros.
As bolsas, no valor individual de 10 mil euros, destinam-se a apoiar projetos científicos inovadores na área da oncologia, abrangendo diferentes tipologias de cancro, desde o pulmão ao colo do útero. Entre os projetos contemplados destacam-se estudos sobre imunoterapia, biomarcadores e nanotecnologia para deteção precoce de tumores.
Este ano foram atribuídas quatro bolsas no âmbito da parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), nomeadamente a Paulo Jorge Ferreira Rodrigues dos Santos (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – FMUC): Ilda Ribeiro (FMUC); Ricardo Romão Nazário Leão (FMUC) e Joana Barbosa de Melo (FMUC); uma Bolsa Dr. Rocha Alves a Edgar Miguel Calvo Loureiro Tavares da Silva (Unidade Local de Saúde de Coimbra – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra); uma Bolsa Dr. Dário Cruz a Célia Maria Freitas Gomes (FMUC); e, pela primeira vez, uma Bolsa Professor Carlos de Oliveira atribuída a Ângela Maria Almeida de Sousa (Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior). Esta última foi criada de forma a homenagear a dedicação de Carlos Oliveira à sociedade, aos doentes e à própria Liga Portuguesa Contra o Cancro, na qual esteve à frente durante nove anos do Núcleo Regional do Centro. Carlos Oliveira mostrou-se surpreso com o gesto, mas afirmou “ser uma honra” ter o seu nome junto das restantes bolsas.
Na sessão de entrega das respetivas Bolsas, que decorreu no passado dia 14, Catarina Resende, vogal da Direção do NRC.LPCC, destacou a importância do investimento contínuo na ciência para beneficiar os doentes. “Estes projetos são um passo fundamental na luta contra o cancro. A investigação deve sempre responder às necessidades dos doentes e contribuir para avanços clínicos reais”, disse.
Desde 2015, o NRC.LPCC já atribuiu 44 bolsas de investigação, totalizando um investimento de aproximadamente 504 mil euros.