18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

LPCC angariou 645 mil euros em peditório na Região Centro

16 de Dezembro 2022

O Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu de 28 de outubro a 1 de novembro, angariou na Região Centro donativos no valor total de 644.814,99 euros, superando o número de 2021, que atingiu os 566 mil euros angariados. De acordo com a instituição, os dados apurados são indicativos “de um grande envolvimento da comunidade, em resposta ao repto da LPCC para que a comunidade se una em prol desta causa”.

“Novamente, as pessoas foram sensíveis às necessidades económicas, emocionais e jurídicas dos doentes oncológicos e seus familiares, numa manifestação de solidariedade que em muito irá ajudá-los. Estas verbas serão, como habitualmente, utilizadas criteriosamente, tentando maximizar a sua utilidade”, enaltece o presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, professor Vítor Rodrigues.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC “agradece a todos os voluntários, instituições e cidadãos” pela colaboração nesta iniciativa que “continua a representar a principal fonte de financiamento da instituição e é o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus quatro eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o apoio à formação e investigação em oncologia”.

Ao longo do ano, continua a ser possível contribuir para esta causa através de outras formas de doação, nomeadamente por Multibanco, Transferência Bancária e MBWay.

Esta iniciativa tem a colaboração, na Região Centro, da Caixa de Crédito Agrícola e da ESEGUR no processo de transporte, contagem, apuramento e depósito de valores, “parceria que trouxe um acréscimo de segurança e celeridade neste processo”.

Segundo a LPCC, em 2021, foi atribuído ao Núcleo Regional do Centro, pela Confederação Portuguesa de Voluntariado, o nível de Excelência do Selo de Qualidade em Gestão de Voluntariado Join4Change®, como reconhecimento pela qualidade na organização e gestão do seu voluntariado e o impacto deste na comunidade e nos doentes oncológicos.

Nesse ano, na Região Centro, com a ajuda da comunidade foram angariados 906 808 euros para o apoio e cuidados a doentes e humanização e 70 322 euros para ajuda à formação e investigação em oncologia. Além disso, contabilizam-se 1.500 voluntários ligados à causa da LPCC, mais de 1.200 consultas de psico-oncologia realizadas e 73 260 mulheres rastreadas no Programa de Rastreio de Cancro da Mama. Destaque ainda para os 580 doentes atendidos em contexto de apoio social, para as 84 sessões de sensibilização comunitária e para as 12 ações de formação diária dirigidas a profissionais.

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM