21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã moderniza regadio tradicional da Ribeira de São João

5 de Julho 2019

A Câmara Municipal da Lousã e a Associação Junta de Agricultores do Regadio da Ribeira de São João estão a requalificar e modernizar o regadio tradicional da Ribeira de São João, uma infraestrutura tradicional centenária que serve cerca de 164 regantes.

Com uma extensão de 3,7 quilómetros, este regadio apresentava, como explica a autarquia da Lousã, “um elevado estado de degradação, nomeadamente por envelhecimento das estruturas”. Com um custo de 182.416 euros, a intervenção foi adjudicada à empresa Augusto Amado e será financiada a 100 por cento pelo Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, através da Medida 8.1.4. – Melhoria dos Regadios Tradicionais. Contempla a reabilitação e modernização da infraestrutura, dando-lhe condições adequadas para servir os regantes e melhorando a captação, a adução – através da reabilitação integral do canal – e a distribuição com a instalação de uma “boca” de rega para cada beneficiário.

A primeira fase da obra começou a 17 de junho e inclui a subida de cota no Açude do Penedo para alimentação do regadio e trabalhos de reparação nos pontos críticos da regadeira. A segunda fase terá início apenas depois do período de rega, entre setembro e outubro, e incluirá outros trabalhos.

A autarquia da Lousã explica ainda que, com este investimento, vai ser também possível “controlar os consumos e reduzir as perdas de água num sistema que abrange cerca de 59,07 hectares de culturas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM