A Câmara Municipal da Lousã vai requalificar a estrada de acesso ao Trevim, intervenção que vai ser suportada pelas empresas detentoras de parques eólicos servidos pelo troço que liga a EN 236 ao Alto do Trevim.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade e em minuta, o protocolo de colaboração a estabelecer com estas empresas, tendo em vista, como explica a autarquia, “a criação das condições financeiras para que, brevemente, possa ser lançado o procedimento de contratação pública para a concretização da beneficiação da referida via”.
A Câmara da Lousã recorda que, ao longo do tempo, assumiu “este processo como prioritário”, nomeadamente pela importância que esta estrada assume. Adianta também que “tem diligenciado no sentido de obter por parte destas empresas – principais utilizadoras desta via – o seu compromisso para suportar o significativo investimento que é necessário efetuar”.
Com a assinatura deste acordo, as empresas em causa irão assumir a totalidade da intervenção que, de acordo com o Município da Lousã, tem um custo estimado de cerca de 230.000 euros. Os procedimentos legais serão agora iniciados e a autarquia pretende que a intervenção decorra “no menor espaço temporal possível”.