8 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã esclarece população sobre limpeza de terrenos e queimas

1 de Março 2019

A Câmara da Lousã está a promover, nas suas várias freguesias, ações informativas sobre a limpeza de terrenos, queimas e vespa velutina, numa iniciativa promovida em parceria com as juntas e Guarda Nacional Republicana.

A autarquia quer que a população esteja esclarecida sobre estas temáticas e, para tal, organiza encontros que visam, precisamente, informar sobre a gestão de combustíveis nos espaços rurais e nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais.

O Município lembra que as limpezas das faixas de combustível, o que inclui a limpeza do mato e a redução de arvoredo, têm que ser efetuadas até 15 de março em terrenos florestais e agrícolas abandonados junto a edificações, como estipula a lei. A autarquia explica que esse trabalho “compete aos proprietários, arrendatários, usufrutários ou entidades que, a qualquer título detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços florestais ou agrícolas”.

Recorde-se que a falta de limpeza até 15 de março constitui uma contraordenação punível com coima que pode ir de 280 a 10.000 euros no caso de pessoas singulares e de 1.600 a 120.000 no caso de pessoas coletivas.

A autarquia aproveita ainda estas sessões para prestar esclarecimentos sobre os novos procedimentos para a realização de queimas e, em parceria com a Cooperativa Lousãmel, sobre o combate à vespa velutina.

As sessões vão decorrer até dia 13 de março, em vários locais. Hoje realiza-se, às 19h00, na Junta de Freguesia das Gândaras, e amanhã, às 15h00, no Centro Social de Ponte Velha. Continuam em Vilarinho (dia 6), Prilhão (dia 7), Biblioteca da Lousã (dia 8), Candal (dia 9), Serpins (dia 11), Vale de Maceira (dia 12) e Padrão (dia 13.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM