A Lousã é o único concelho dos 100 municípios da região Centro que apresenta um “saldo de natalidade é positivo”, registando mais partos que falecimentos. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados na terça feira pela Câmara Municipal, a Lousã está entre os 32 concelhos onde os nascimentos ocorrem em número superior aos óbitos.
No total dos 100 municípios da região Centro, a Lousã é também o único município considerado de baixa densidade que consta neste ranking.
“A presença neste ranking é ilustrativa da qualidade de vida existente no concelho, onde as pessoas e a coesão social são uma prioridade estratégica”, refere a autarquia em nota divulgada.
O Município, presidido por Luís Antunes, dá também conta dos “investimentos estruturantes em infraestruturas e serviços de qualidade” realizados que, “aliados a um tecido empresarial e associativo resiliente e empreendedor, fazem da Lousã um ótimo local para um desenvolvimento pleno dos cidadãos e onde a pirâmide etária ainda mantém uma base forte”.
Destaca, ainda, outras medidas diretas de apoio às pessoas, como a tarifa familiar de água, o apoio a cidadãos em carência económica, a alunos com necessidades educativas especiais, nos prolongamentos de horário, transportes, refeições escolares e no apoio à aquisição de livros e material escolar, que são um contributo importante para “a harmonia social no concelho” e que tem levado a que, durante cinco anos consecutivos, o Município seja galardoado como “Autarquia + Familiarmente Responsável”.