A Lousã foi ontem distinguida como “Município Amigo do Desporto”, no âmbito do 19.º Congresso Nacional de Gestão do Desporto, que decorreu em Rio Maior. Este reconhecimento, atribuído pelo segundo ano consecutivo, enaltece o bom trabalho que é desenvolvido no concelho na área do desporto.
O prestigiado galardão é atribuído, a nível nacional, com base numa análise feita em dez áreas – organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Incide ainda sobre diferentes aspetos de gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto, a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.
Atribuído pela plataforma Cidade Social e validado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, o prémio procura reconhecer e promover as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.
A Cidade Social pretende que o reconhecimento seja feito em relação à intervenção que os municípios têm ao nível do desenvolvimento desportivo em geral e, em particular, na gestão de instalações desportivas artificiais e naturais, na gestão de eventos desportivos e na gestão de programas desportivos.
Com esta distinção, pretende, no fundo, reunir uma rede de cidades nas quais a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português.