28 de Setembro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã cria prémio literário para homenagear Carlos Carranca

3 de Agosto 2020

A Câmara Municipal da Lousã vai criar o Prémio Literário Carlos Carranca com o intuito de homenagear e perpetuar a memória do poeta e também de estimular e valorizar o desenvolvimento cultural, nomeadamente a produção literária, o gosto pela escrita e pela leitura.

A autarquia vai dar agora início ao procedimento de elaboração do respetivo Regulamento, depois deste processo ter sido hoje aprovado por unanimidade pelo executivo.

Carlos Alberto Carranca de Oliveira e Sousa, falecido a 29 de agosto de 2019, foi presença constante em várias iniciativas de índole cultural e sociais promovidas pela Câmara Municipal. A autarquia recorde que “era uma pessoa de trato fácil, um apaixonado por esta terra e pelas suas gentes, tendo uma habitação no lugar do Prilhão, Freguesia da Lousã e Vilarinho”.

Licenciado em História e doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, era também ensaísta, declamador, animador cultural e cantor, especialmente intérprete e divulgador da canção de Coimbra, tendo escrito a biografia do seu amigo Luiz Goes, uma das vozes que marcaram o panorama cultural da cidade do Mondego, em meados do século XX.

Com uma carreira profissional e artística muito relevante e diversificada, Carlos Carranca era cidadão de mérito de Cascais e da Figueira da Foz, locais onde residia e onde nasceu respetivamente, e tinha sido distinguido em 2015 pela Câmara Municipal da Lousã com o Prémio Vicente Ferrer – Carreira, na Gala do Feriado Municipal, Prémios Lausus.

“A criação de um regulamento associado a este prémio pretende ser o veículo de regulação para a sua divulgação, posterior receção e análise de obras e a consequente atribuição do prémio associado, que se pretende seja um incentivo à criação, mas também uma recompensa à qualidade do trabalho desenvolvido pelos concorrentes”, explica a autarquia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM