19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Lousã celebra Natal com programa diversificado

7 de Dezembro 2018

O Município da Lousã celebra a quadra natalícia com um programa diversificado, pensado para todos os gostos e idades e que resulta de parcerias com instituições, empresas e associações do concelho.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos, a autarquia disponibiliza gratuitamente os pinheiros de Natal, no âmbito de uma ação de desbaste controlado promovido em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Hoje o destaque vai para a atuação da Orquestra Ligeira das Gândaras, às 21h30, na Igreja de Santa Luzia, no âmbito dos concertos do Advento. Já amanhã, às 16h30, a Câmara Municipal, em parceria com o Grupo Sanfil, promove uma Parada do Pai Natal, que começa nas instalações da Sanfil, na Rua Dr. Francisco Fernandes Costa, seguindo pela Praça Sá Carneiro, Praça Comandante Fernandes Costa (Mercado), Rua Dr. Henrique Figueiredo e Avenida São Silvestre. O Pai Natal, que se vai deslocar num veículo antigo dos Bombeiros Municipais da Lousã, vai ser recebido no edifício dos Paços do Concelho. Ainda amanhã vai ser ligada a iluminação natalícia, que vai embelezar diversos espaços da vila.

A nível musical destaque ainda para os restantes concertos do Advento, no dia 14, com a atuação da Sociedade Filarmónica Lousanense, na Igreja de Foz de Arouce (21h30), e no dia 21, à mesma hora, na Igreja Matriz da Lousã, com a apresentação do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, espetáculo que vai contar com a participação das Bandas da Associação Filarmónica Serpinense, Orquestra Ligeira das Gândaras e Sociedade Filarmónica Lousanense.

O programa natalício integra ainda o programa Férias Ativas “Natal em Ação”, de 17 a 28 de dezembro, que visa a ocupação saudável dos jovens (dos seis aos 14 anos), ao mesmo tempo que presta um apoio importante às famílias.

As Férias Ativas compreendem a realização de atividades diversificadas, entre as 9h00 e as 17h30, como postais de natal, jogos de água, oficinas de música, teatro e danças, acantonamento, cinema, jogos de tabuleiro, construção de árvore de Natal e outras iniciativas. Para além destes momentos, serão promovidas deslocações ao Castelo de Montemor-o-Velho e Quinta do Caimão. As inscrições ou mais informações podem ser efetuadas no setor de desporto e tempos livres da Câmara Municipal da Lousã até ao dia 12 de dezembro.

Especial relevo merece também a iniciativa “Aqui há Natal”, que vai decorrer a 22 e 23 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, no Largo Junto ao Cineteatro. Organizada pela Associação Empresarial Serra da Lousã, em parceria com a autarquia, contempla várias atividades como pinta faces, modelagem de balões, insufláveis, viagens de Tuk Tuk e diversas atuações.

Durante todo o mês de dezembro, decorrem ainda atividades regulares como o projeto “Árvore Cultural de Natal”, roteiro de árvores a visitar em diversos espaços culturais e associativos; e leituras das obras “O Pai Natal e o maiúsculo Menino” e “O livro de Natal”, na Sala Infanto Juvenil da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. Não faltam também as já habituais ações de apoio ao comércio tradicional, como o Concurso de Montras de Natal e o Cartão Brinde de Natal.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM