O Município da Lousã está a apostar numa estratégia para apoiar o desenvolvimento de crianças no último ano do pré-escolar do concelho, no âmbito do “Plano Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo”. Para tal, uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal pretende, como explica a autarquia em nota divulgada, “sinalizar e intervir, precocemente, junto de crianças em risco de poderem manifestar problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, bem como prevenir situações de indisciplina, com vista à melhoria de comportamentos e à prevenção da sua reincidência”.
A equipa é constituída por nove elementos, designadamente técnica de educação, psicólogos, assistentes sociais, psicomotricista e educadora de infância. O grupo interventivo aplicou um “Teste de Identificação de Competências Linguísticas” às crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas e iniciará o processo brevemente nas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
Durante este mês, as crianças vão ter sessões de leitura do livro “A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça”, de Werner Holzwarth”. Recorde-se que a equipa multidisciplinar é cofinanciada pelo CENTRO 2020, Quadro Portugal 2020 e tem o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, através do projeto Realiza-te.