A Câmara Municipal da Lousã aprovou, na reunião do executivo da semana passada, a abertura de um novo concurso público para a construção do Centro de Recolha Animal. O projeto, que venceu o Orçamento Participativo (OP) em 2017, vai ser construído na Zona Industrial do Alto do Padrão, junto ao novo Ecocentro que, de acordo com a Câmara Municipal, entrará em breve em funcionamento.
Aprovado por unanimidade, o novo concurso tem um valor base de 125.000 euros (mais IVA) e um prazo de execução de 120 dias. Em nota divulgada, a Câmara explica que esta decisão surge “devido ao facto das propostas remetidas no seguimento do concurso público lançado a 15 de maio, terem sido excluídas pelo júri por não cumprirem os pressupostos do mesmo”. A autarquia considera que este é um “importante equipamento”, que foi proposto no âmbito do OP de 2017, tendo sido o projeto escolhido pela população. Contava inicialmente com um orçamento de 70.000, valor que a autarquia reforçou, tendo em conta a importância desta infraestrutura e as alterações legais que vieram dar uma nova configuração a estes equipamentos.
Para além deste projeto, o executivo da Câmara da Lousã aprovou ainda, também na reunião de 2 de setembro, o relatório final para a empreitada de reabilitação da Ponte do Boque, sobre o Rio Ceira, empreitada que representa um investimento de perto de 160.000 euros e que tem um prazo de execução de 120 dias, após a assinatura do contrato de execução. De acordo com o Município, esta intervenção vai permitir aumentar a tonelagem das viaturas autorizadas a circular nesta estrutura e vem conferir também mais segurança aos utilizadores.
“Esta intervenção era um objetivo que o executivo tinha bem presente e ao qual é agora possível dar resposta e vem dar resposta às legítimas aspirações dos utilizadores desta ponte, em especial os residentes nos lugares mais próximos”, explica o presidente da Câmara, Luís Antunes.