A Longevitatis, associação de Coimbra que tem como finalidade a promoção da longevidade com saúde, apela ao reforço das boas práticas ambientais neste momento em que o país e o mundo se deparam com a pandemia Covid-19.
A presidente da associação, Isilda Inês, apela a todos para que não atirem “luvas e máscaras para a via pública” e assume que anda “preocupada com este tipo de comportamentos que começam a ser cada vez mais frequentes”.
“As poucas vezes que obrigatoriamente me desloco à farmácia ou a comprar os indispensáveis bens alimentares, tenho-me deparado com um comportamento cívico inesperado, o desleixo, a inconsciência e a irresponsabilidade de alguns cidadãos, que indiscriminadamente (provavelmente sempre o fizeram) atiraram objetos na via pública, só que agora os objetos que arremessam têm mais visibilidade e são muito mais perigosos para o comum dos cidadãos”, alerta.
Realça que, nesta altura, “abundam” no chão as luvas e máscaras, apesar de, em muitos casos, existirem por perto recetáculos para o seu acondicionamento.
“As luvas e as máscaras, no chão das valetas e em outros lugares similares, brilham de várias cores, roxas, cremes ou transparentes, as máscaras verdes, brancas, às flores e aos quadradinhos, tudo ao gosto do vírus e da insanidade destes cidadãos, que não pensam na saúde pública, no coletivo e em si próprios”, frisa.
Apela, por isso, a um maior “espírito de cidadania”, para que “todos juntos possamos minimizar a real possibilidade de contaminação da Covid-19, em tempos de pandemia”.
Recomenda, assim, que todos coloquem as luvas nos devidos recipientes e respeitem as medidas de segurança ao retirar a máscaras e luvas, recordando que quem tiver dúvidas pode consultar o site da Direção Geral de Saúde, em https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0092020-de-11032020-pdf.aspx.