15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

LIVROS

6 de Janeiro 2023

“O PRINCIPEZINHO” FAZ 80 ANOS

Arranca 2023 e lembro que O PRINCIPEZINHO foi lançado há 80 anos. Este livro de ANTOINE de SAINT-EXUPÉRY é dos mais apreciados em todo o mundo traduzindo grandes valores. É um dos livros mais traduzidos e lidos no mundo. Um livro é sempre uma boa companhia. Este O PRINCIPEZINHO é inesquecível e imprescindível.

“O AMOR NÃO CANSA” DE EDGARD PANÃO

O AMOR NÃO CANSA é o título de mais um livro editado pelo Doutor EDGARD PANÃO. É dedicado à Esposa e à Filha, ambas, hoje, uma Saudade. Esta é uma obra de lírica bela, elegante, terna e contagiante. Está subjacente um sempiterno amor que como admirador do autor julgo compreender no imediato, apesar do universalismo temático alegadamente pretendido pelo Doutor PANÃO. Num dos sonetos (AMAR) o poeta diz-nos objetivamente: “A tristeza e a solidão moram comigo, preço da perda do meu Amor”. Após a aposentação do ensino, EDGARD PANÃO dedicou-se à escrita sob as mais variadas temáticas em vinte edições. É caso para dizer: É obra! E é uma grande entrega à escrita. É um bom exemplo de como pela produção literária e investigação histórica (Miranda do Corvo a ser bastante contemplada), é possível evitar, aos 97 anos, o isolamento social com produções deste teor que são também uma estimulação cognitiva, uma forte participação social e uma transmissão de conhecimentos com afirmação da excelência na comunicação literária. Agradecemos-lhe, Doutor PANÃO, estes ensinamentos de vida.

“DE PORTUGAL A TIMOR” POR JOÃO ROCHA

“DE PORTUGAL A TIMOR – UM PASSADO.UM PRESENTE. UM DESTINO” é um livro a ser lançado dentro de breves dias de autoria do Dr. JOÃO ROCHA que esteve como oficial miliciano em TIMOR e ficou apaixonado pelo povo timorense. Jogou futebol na ACADÉMICA de TIMOR e, antes, tinha integrado os juniores da Briosa, em Coimbra. Em TIMOR conviveu com personalidades que vieram a ter um papel de relevo na sociedade timorense e até a nível mundial. Foi um dinâmico diretor do futebol da Académica/OAF e a sua múltipla atividade incluiu a presidência do Município de VAGOS. Ouvir o Dr. JOÃO ROCHA a falar de TIMOR é escutar o seu coração a falar de uma terra de gente boa e muito ligada a Portugal. Neste livro, diz-nos em tom confessional, quase no início: “Adorei ter estado em Timor Lorosae. A partir daí estive sempre atento ao que se passava com o povo Maubere. Em assim ser, verifiquei que o meu testemunho, modéstia à parte, talvez fosse útil para nós e para eles. É o resultado de um estudo simples sobre Portugal culturalmente histórico e também de Timor (…) passando, essencialmente, pela História das missões católicas nas ilhas de Solor, Flores e Timor, desde 1862 até 1940”. Convido os leitores a saborearem esta publicação. É mais um traço de união entre Portugal e Timor com Coimbra e a sua Universidade em evidência, regozijando-se o autor com a presença, na atualidade, de uma centena de universitários timorenses na nossa cidade. Uma obra escrita com paixão e dedicada à esposa, Maria Luísa, ao seu pai, Dr. João Rocha, figura cimeira em Vagos e Aveiro; e, acrescentamos nós, obviamente dedicada ao Povo de Timor.

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM