16 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

LAHUC homenageia António Arnaut e o SNS

24 de Maio 2019

A Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) está a promover um movimento nacional que visa homenagear António Arnaut e a sua maior conquista, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para tal, no âmbito dos 40 anos do SNS, convidou todos os municípios portugueses, incluindo as ilhas, a plantarem a “Oliveira SNS”, em memória do seu fundador e para enaltecer a importância desta conquista.

Algumas oliveiras foram plantadas esta semana, na terça feira, 21 de maio, dia em que se completou o primeiro aniversário da morte de António Arnaut. Esta ação simbólica decorreu no Parque de Águas Romanas, em Penela, e no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Quinta da Fonte Quente, na vila da Tocha, nomeadamente no jardim adjacente ao edifício de reabilitação geral de adultos. Está também agendada para 1 de junho, às 11h00, em Miranda do Corvo, precisamente no

dia em que aquele concelho celebra o seu feriado municipal. Cantanhede também já aderiu, sendo a data anunciada posteriormente. A LAHUC adianta que a “Oliveira SNS” já foi plantada também em Fafe, no mês passado.

Recorde-se que esta iniciativa começou em Coimbra, no Parque Verde, onde a 15 de setembro de 2009 foi plantada a “Oliveira SNS” e colocada uma placa alusiva, por altura das comemorações dos 30 anos do SNS. A sessão foi realizada em parceria com a a extinta LAHC – Liga de Amigos do Hospital dos Covões e contou com a presença do homenageado que, nos anos seguintes, marcou sempre presença nesta celebração, participando sempre no gesto simbólico da rega da oliveira, uma árvore bem portuguesa, símbolo da paz e da resistência, como o criador do SNS ambicionava e lutava para que também fosse o Serviço Nacional de Saúde. A partir das comemorações dos 35 anos do SNS (2014), a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos associou-se a esta iniciativa.

“A última vez que o Dr. António Arnaut nos acompanhou foi a 15 de setembro de 2017, fazendo-nos prometer que tudo faríamos para perpetuar este símbolo do SNS. Nesse contexto, e enquanto presidente da LAHUC, lembrámo-nos de encetar um movimento cívico da plantação da oliveira em todos os municípios para que no dia 15 de setembro, quiçá à mesma hora (especialmente este ano, em que se comemoram os 40 anos do SNS) se fizesse simbolicamente a rega de uma ‘Oliveira SNS’”, explica a presidente da LAHUC, Isabel de Carvalho Garcia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM