6 de Outubro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Judite Pinho tem 100 anos de histórias

23 de Novembro 2018

Judite Pinho tem atualmente um século de vida marcado pela boa disposição. Após completar 100 anos de histórias, Judite refere “tenho na minha existência tudo o que é bonito”.

Todos os dias atende clientes na sua loja de roupa em Celas e pretende continuar a fazê-lo enquanto a saúde lhe deixar. É com ânimo que contou a sua história de vida.

Judite, natural da Curia, refere que era desde muito nova muito ativa. Foi isso que a fez vir para Coimbra à procura de independência. Conta que é modista há cerca de 44 anos, e que foi o grande costureiro Tavares Pinto que a ensinou a costurar. “Aprendi desde muito nova a arte da costura”, menciona. Na altura do 25 de Abril, abriu um atelier na Rua Ferreira Borges, na Baixa da cidade de Coimbra. “Comecei a ter muito êxito, porque tudo o que eu fazia ia agradando muito às minhas clientes”, refere. Posteriormente, fechou o atelier devido ao 25 de Abril e abriu uma loja de roupa na mesma rua que passou mais tarde para a Rua Doutor António José de Almeida, em Celas.

Atualmente, a profissão de modista não está completamente em vias de extinção, mas, segundo Judite, “foi muito alterada porque abriram muitas empresas estrangeiras e nacionais a fazerem o pronto-a-vestir que dantes não existia”. Para ela o pronto-a-vestir é muito mais cómodo e por isso lidera a preferência dos portugueses. “A pessoa não está a mandar fazer e a sujeitar-se a provas”, acrescenta.

A instabilidade do comércio local afetou também a loja de Judite. Esta refere que “as pessoas agora não compram como compravam. Abriram as grandes superfícies que vieram afetar os negócios”, apesar da loja dela “não ser muito o estilo das grandes superfícies”.

Nos dias de hoje, é essencial estar a par “de tudo o que se passa na minha área e no meu estabelecimento. Quero estar a par das novidades”, revela.

“Considero-me muito feliz porque sempre tive muito sucesso, até ao ponto de poder reformar-me”, termina. Embora já reformada, Judite Pinho continua no ativo até quando a vida lhe permitir.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM