26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Jorge Pratas conta história de amor em versos

13 de Maio 2022

O professor de música Jorge Pratas, natural de Coimbra, com pseudónimo de Jo Dutra, deu a conhecer o seu primeiro livro de poesia, “Orquídea Serenata”, editado pela “Poesia Impossível [Chiado]”, onde conta, através de versos, a história de amor com a sua esposa, Teresa Madeira, desde o dia em que se conheceram.

Uma obra que segundo o autor vai além da poesia, dado o significado e sentimentos profundos, “que refletem e transmitem emoções, ligadas a uma história, que lhe dá vida e que a torna única e especial”.

“Orquídea Serenata” nasceu de um conjunto de poemas e sonetos, em que cada um simboliza uma flor, que foram escritos ao longo de vários anos.  “É aqui que entra o mundo imaginário, onde sou um Ogre, que vive sozinho, num local pouco ou nada cuidado, e que certo dia recebe a visita de uma princesa [a Teresa]”, explicou o autor, acrescentando que “plantou uma flor”, que foi representada num poema “que lhe escrevi e declamei, tudo para que ela voltasse”.

Assim, poema atrás de poema “plantou um jardim de poesia”, a história de amor do casal contada em mais de uma centena de poemas, que pode ser agora lida em livro e que se encontra à venda por 12 euros.

A obra é ainda composta por uma segunda parte, que engloba um conjunto de sonetos, em que Jorge Pratas aborda uma viagem que realizou sozinho, mas no seu imaginário, “a Teresa viajou comigo, não fisicamente, mas no meu imaginário e pensamento”.

“Orquídea Serenata” foi o nome escolhido pelo facto de a primeira flor “real” que ofereceu à esposa “ter sido uma orquídea” e “serenata, porque à medida que ia escrevendo os poemas, “ia-lhe declamando os mesmos, como se fosse uma serenata, mas em forma de poesia”.

Jorge Pratas nasceu a 22 de maio de 1972, em Antanhol (Coimbra). Estudou piano no Conservatório de Música de Coimbra, bem como outras formações ligadas à área musical, dedicando-se profissionalmente à música como professor, compositor e maestro. Frequentou também o curso de Estudos Portugueses e Lusófonos da da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O autor colabora ainda, a convite, em várias edições de Antologia de Poesia Contemporânea.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM