6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Jogos de Coimbra promovem convívio entre as várias gerações

15 de Fevereiro 2019

Os Jogos de Coimbra vão animar todo o concelho até junho. Milhares de pessoas já participaram nesta iniciativa, que volta a envolver todas as freguesias do concelho e promove o convívio entre várias gerações, através da prática de diversas modalidades desportivas.

Promover a prática desportiva a um número cada vez maior de crianças, jovens e adultos, num ambiente que aposta também no convívio entre as várias gerações, é o grande objetivo dos Jogos de Coimbra, iniciativa que começou no fim de semana e se vai estender até 22 de junho.

Retomado pela Câmara Municipal de Coimbra no ano passado, após uma década de interregno, os Jogos de Coimbra incluem, nesta 15.ª edição, as modalidades de atletismo (corta-mato), badminton, basquetebol, ciclismo (BTT), futsal e rugby. Dirigem-se a dois escalões, um dos seis aos 12 anos e outro a partir dos 30, de forma a promover o convívio entre aqueles que participaram nas primeiras edições do evento e estas novas gerações.

A autarquia de Coimbra recorda que esta iniciativa começou em 1989, marcando o calendário desportivo da cidade durante 12 anos. Nesse período permitiu que “milhares de jovens praticassem a sua atividade desportiva e participassem numa competição pautada pelo convívio”. Com a mesma filosofia de então, pretendem envolver, uma vez mais, todo o concelho, com as várias modalidades a disputarem-se, em dias específicos, nas freguesias fora do centro urbano.

Todas as juntas e uniões de freguesia de Coimbra são, portanto, parceiras desta realização, bem como várias associações e federações desportivas. Depois do sucesso dos primeiros anos, que tantas gerações marcou, pretende voltar a assumir-se como “um fator de integração e inclusão de todos os munícipes na prática da atividade física e do desporto, promovendo o convívio entre todos os participantes e estimulando a identidade e sentido de pertença por parte das populações às suas freguesias”, devendo refletir-se também, de forma positiva, no dinamismo do movimento associativo do concelho, ao atrair mais gente e novos públicos para a prática das diferentes modalidades.

Para além da parceria das juntas e uniões de freguesia, a Câmara de Coimbra conta, nesta edição, com o apoio da Secção de Badminton da Associação Académica de Coimbra (AAC), Comité Regional de Rugby, Secção de Rugby da AAC, Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, Associação de Basquetebol de Coimbra (em articulação com os clubes da cidade), Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, Clube Cães de Caça BTT, Roda Dianteira, Roda Pedaleira e Associação Distrital de Atletismo (em articulação com os clubes da cidade).

Os Jogos de Coimbra começaram no sábado, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, com o basquetebol, e continuaram no domingo, no Pavilhão do Lordemão, com o badminton, envolvendo nestes primeiros dois dias cerca de 70 pessoas.

Os Jogos vão continuar domingo, às 10h00, em Almalaguês com o atletismo e prosseguem depois, ao longo dos próximos meses, com as provas das várias modalidades a realizar sempre aos fins de semana, nas várias freguesias. Os Jogos de Coimbra terminam a 22 de junho, com a realização de vários torneios em simultâneo, das diversas modalidades, juntando todos os participantes desta edição em espaços contíguos, na zona da Solum que, segundo a autarquia, serão anunciados oportunamente.

De referir que as inscrições continuam abertas, podendo as equipas efetuar a inscrição até ao dia de cada prova.

 

 


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM