O antigo presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, chega amanhã (8 de junho) a Coimbra, para uma visita a convite da Universidade de Coimbra, onde irá proferir uma conferência na terça feira (dia 11).
Esta visita oficial à cidade, com carácter institucional na segunda e terça feira, tem uma parte privada que começa amanhã à noite com um jantar privado em Condeixa, no restaurante Paço da Vila, com a presença de apenas seis pessoas. Continua no domingo com uma missa, a pedido de Chissano, na Igreja dos Padres Franciscanos, na Avenida Dias da Silva. À tarde, o antigo presidente desloca-se a Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, onde vai visitar uma ou duas unidades industriais e onde almoçará e se encontrará com alguns empresários, potenciais investidores no norte de Moçambique na área de equipamento hospitalar e oxigénio medicinal em unidades assistenciais que a Fundação Chissano admite vir a criar a curto prazo. Do programa consta também uma visita às Caves da Quinta das Bágeiras, seguindo-se alguns momentos de convívio com os convidados, regressando depois a Coimbra.
Na segunda e terça feira irá visitar o Hospital da Universidade, provavelmente também a Câmara e irá proferir a conferência na Universidade, devendo regressar a Maputo na quarta feira. Durante esta visita, Chissano ficará alojado na Quinta das Lágrimas.