O Jardim de Infância de Brasfemes abriu ontem (9 de dezembro) completamente remodelado, depois de uma intervenção profunda. A conclusão desta obra, que custou mais de 120 mil euros, foi assinalada ontem, com a realização de uma visita, promovida pela Câmara de Coimbra, ao novo espaço, que apresenta agora melhores condições tanto a nível de espaços interiores como exteriores.
Frequentado atualmente por 23 crianças, este estabelecimento foi alvo de uma reabilitação profunda que, como explica a autarquia, visou torná-lo “mais moderno, seguro, agradável e funcional”. A intervenção implicou a definição de uma nova entrada neste Centro Escolar, com coberto de proteção ao novo portão e ao longo do muro para dar acesso ao edifício do Jardim de Infância.
Para além de novas pinturas e da revisão da cobertura em telha, foi também realizado um tratamento do espaço de átrio/receção, construindo paredes interiores, de modo a definir uma caixa de ar drenada e ventilada, para além da instalação de teto falso com propriedades acústicas e com isolamento térmico.
Foram, ainda, remodeladas as instalações sanitárias de adultos e o gabinete dos professores e definida uma nova comunicação entre o polivalente/refeitório e a sala de atividades, de forma a melhorar o conforto na circulação no interior do edifício.
Os trabalhos contemplaram ainda melhorias na copa e na sala de atividades, através da pintura de tetos e paredes interiores, da substituição de caixilharias, aplicação de estores interiores e instalação de novos armários.
Com esta obra realizada na Freguesia de Brasfemes, a autarquia de Coimbra prossegue o investimento que tem vindo a fazer na reabilitação do parque escolar. De acordo com os dados divulgados, desde 2013 já “investiu mais de quatro milhões de euros na beneficiação de escolas e em equipamento”, tendo garantido também “apoio financeiro de 212 mil euros aos seis Agrupamentos de Escolas para apoiar os estabelecimentos de educação do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública referente às telecomunicações e ao material didático e de apoio ao funcionamento”.