O Jardim da Sereia vai reviver, este fim de semana (14 e 15 de setembro), as tradições que marcaram os finais do século XIX. Mais de 200 pessoas, de cerca de 35 coletividades, participam nesta recriação histórica e vão espalhar-se por este belo espaço, apresentando à comunidade os ofícios, os sabores e as tradições de outrora.
Depois do sucesso do ano passado, o “(Re)viver tempos, sabores e tradições” regressa este fim de semana a Coimbra. Muda do Parque Dr. Manuel Braga (que se previa estar já em obras de requalificação nesta altura) para um dos belos jardins da cidade, a Sereia, onde vai apresentar um mercado de ofícios, um mercado antigo, jogos tradicionais e populares e as famosas tabernas, com a gastronomia e a doçaria.
Promovido pela União de Freguesias (UF) de Coimbra, conjuntamente com o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC), este evento convida população e visitantes a recuar no tempo, dando-lhes a conhecer um pouco das vivências, ambientes e tradições que marcaram a cidade nos finais do século XIX e que fazem parte do património imaterial do povo português.
De acordo com Carlos Pinto, secretário da UF, participam neste “Reviver” “cerca de 35 coletividades e grupos da cidade e da região, envolvendo mais de 200 pessoas”. No seu conjunto, vão trazer ao Jardim da Sereia os sabores típicos de então e também os ofícios tradicionais, como a tecedeira, o oleiro, o sapateiro, o ferreiro, a cestaria, a louça de Coimbra e outras artes. Carlos Pinto assegura que as famosas tabernas também não vão faltar neste mercado, assim como os brinquedos, os vendedores ambulantes, os jogos tradicionais, as danças e os cantares.
O Jardim da Sereia vai ser decorado com motivos da época e os participantes estarão também vestidos como manda a tradição. “Pretendemos mostrar tudo aquilo que era tradicional, graças à participação de grupos não só da cidade mas também de toda a região”, realça Carlos Pinto, que destaca também a abrangência do programa e o facto de decorrerem atividades em permanência, com os vários grupos a circularem pelo jardim. O GERC vai convidar também a população a dançar e vai ensinar as pessoas a dançar como antigamente, transformando o recinto num salão de baile improvisado.
“Queremos que este seja um evento dinâmico, divertido, que leve as pessoas a recuar no tempo e que lhes dê a conhecer outros ambientes e tradições. Esperamos que seja muito bonito e que conquiste a cidade, uma vez que o nosso desejo é ver o Jardim da Sereia cheio de movimento e alegria”, convida o representante da UF de Coimbra.
O “(Re)viver tempos, sabores e tradições” decorre amanhã das 11h00 às 22h00 e no domingo das 10h00 às 20h00. Conta com o apoio da Câmara de Coimbra, empresa municipal Águas de Coimbra e Associação Artística e Cultural Salatina.