27 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Jantar solidário da Previdência apoia APPACDM de Coimbra

16 de Novembro 2018

A Previdência Portuguesa promove, no dia 1 de dezembro, na Adega Rama, em Santa Luzia, o seu tradicional jantar de Natal. Este ano, este evento solidário vai apoiar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, instituição que comemora 50 anos em 2019 e que desenvolve a sua atividade nos concelhos de Coimbra, Arganil, Cantanhede e Montemor-o-Velho.

Este jantar é aberto a toda a comunidade. Tal como nas últimas edições, a associação mutualista pretende reunir neste encontro festivo não só os que se encontram ligados à causa mutualista mas também todos os que “participam ativamente na sociedade e abraçam causas sociais”.

Durante a apresentação do jantar, que decorreu na segunda feira, na Casa da Mutualidade, o presidente da Previdência, António Martins de Oliveira, sublinhou que “mutualismo é também solidariedade”, sendo esse “espírito” que inspira o lema desta associação, “É no dar que se recebe”. Manifestou também o desejo de, durante o evento, “dar a conhecer o trabalho que a APPACDM desenvolve no terreno”, no apoio às pessoas portadoras de deficiência mental e respetivas famílias, bem como a própria associação mutualista.

“Todos temos que participar na sociedade e nas causas sociais”, frisou, deixando o convite para que se associem a esta realização. As inscrições decorrem até 24 de novembro e podem ser efetuadas presencialmente na Previdência Portuguesa ou através dos telefones 239 828 055/ 6 e do e-mail geral@aprevidenciaportuguesa.pt. De acordo com Martins de Oliveira, no ano passado participaram no jantar de Natal cerca de 275 pessoas, número que a organização espera agora ultrapassar. A participação custa 20 euros para associados da Previdência e 25 para o público em geral, sendo que toda a receita angariada vai revertar na íntegra para a APPACDM.

Quem não puder participar no jantar e quiser apoiar esta instituição, pode fazer o seu donativo através do IBAN PT50.0036.0033.99100271536.17.

Sensibilizada com esta ação da Previdência, a presidente da APPACDM, Helena Albuquerque, lembrou que todas as ajudas são bem vindas, ainda mais numa altura em que a instituição se tenta recompor dos estragos provocados pelo furacão Leslie, sobretudo no lar de S. Silvestre e nas instalações da Tocha, onde os prejuízos devem rondar os 100 mil euros. “Neste momento o lar de S. Silvestre está inabitável e os 18 jovens que aí vivem estão a residir, de forma provisória, no Centro de Atividades Ocupacionais”, realça, adiando que o dinheiro angariado com este evento solidário será canalizado para a reabilitação destes espaços, que espera ter a funcionar normalmente, o mais tardar, até janeiro.

Helena Albuquerque lançou ainda o repto “a outras empresas para que se lembrem da APPACDM”, instituição que acompanha atualmente 1.200 famílias nos quatro concelhos onde desenvolve a sua atividade. Recorda também que este jantar solidário da Previdência decorre numa altura muito importante para a instituição, que vai celebrar a 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e que, antes disso, a 30 de novembro, vai participar na inauguração das luzes de Natal na Baixa. “É nossa intenção tornar presentes todas as questões ligadas com a problemática da deficiência. Estas iniciativas servem para tornar presente esta instituição e para falarmos um pouco destes temas”, explica.

O jantar de Natal da Previdência terá também essa missão. Está marcado para 1 de dezembro, a partir das 18h30. A ementa é composta por entradas diversas, creme de legumes, bacalhau com broa e espinafres, arroz de pato à antiga e sobremesas à discrição. O programa vai contar ainda com as atuações de Tiago Taborda Live Sax e do grupo Rebus Stare. À semelhança de edições anteriores, serão sorteados 10 prémios entre os participantes, nomeadamente quadros de Mário Silva, fotografias artísticas de Nuno Sarmento e Paulo Jacob e packs Experiências Odisseia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM