17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

JÁ É PRIMAVERA

22 de Março 2024

JÁ É PRIMAVERA

A democracia pode anoitecer. Há nuvens no horizonte. E o 25 de Abril aqui tão perto. PRIMAVERA pode ser associada a Liberdade e a Revolução. Há protagonistas da esfera pública portuguesa que deram ou se predispuseram a dar a vida pela Democracia e pela Liberdade solicitando uma nova Primavera. Julgava que estaríamos preservados de ondas de populismo ou de pessoas a afirmarem certo tipo de supremacias. E de dias a preanunciarem noites escuras como breu. Nada é adquirido em definitivo. Precisamos de efetuar alguma pedagogia junto dos mais novos e, igualmente, dos mais idosos. Pensar. Refletir. A Região de Coimbra talvez não precise de se sobressaltar, mas é importante que haja prevenção. Bom senso. Já é primavera. E, se pelo novo acordo, a palavra primavera deve ser escrita, na primeira letra, com minúscula * opto por escrever com maiúsculas, em todas as letras, a doce palavra PRIMAVERA.

*“Com as novas regras do Acordo Ortográfico de 1990, tal como os nomes dos dias da semana e dos meses, os das estações do ano passaram a escrever-se com inicial minúscula.” in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/dias-meses-e-estacoes-em-portugal-e-no-brasil/4036 [consultado em 20-03-2024]

ESEC-TV

É impressionante como 50 anos pós 25 de Abril o único programa de televisão regular e em conceito clássico alusivo a Coimbra e à Região é produzido e realizado por um estabelecimento de ensino superior. Refiro-me ao ESEC-TV. É transmitido, semanalmente, na RTP 2, e assegurado por alunos da conceituada ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE COIMBRA (ESEC) em concreto com participações de alunos dos cursos de multimédia e comunicação social. Louvo a ESEC que bem conheci por beneficiar do privilégio de ali ter exercido a docência e ter encontrado um Corpo Docente de excecional competência e dezenas, ou melhor, centenas de Estudantes que me marcaram pelo seu interesse nos cursos e efetiva participação. Sei avaliar o potencial humano desta equipa do magazine cultural da ESEC-TV e gostaria de sugerir que a Cidade, a Região e a Tutela viessem a apoiar financeiramente com mais vigor este projeto que já está inscrito, positivamente, na história dos média conimbricenses e académicos. Aliás, além deste magazine semanal, são produzidos mais trabalhos e é de realçar a colaboração do Curso de Língua Gestual Portuguesa também desta instituição académica. Os nossos parabéns à Escola Superior de Educação e ao Instituto Politécnico de Coimbra no qual se integra. Coimbra indicia tendência para perder e nem o Serviço Público de Rádio e Televisão tem um programa regular produzido, realizado e emitido de Coimbra para o país, isto é, de âmbito nacional. Valha-nos a ESEC-TV.

 

AQUI, SERÁ DIA DE PORTUGAL, ONDE LÁGRIMAS NÃO APAGARAM FOGOS

Quantas lágrimas foram vertidas em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos em 2017? Lágrimas que não apagaram fogos, e nasceram, fulminantes, por causa dos incêndios macabros que produziram vítimas mortais e prejudicaram de forma significativa a economia da região. Os dias vão começar a aquecer e todo o cuidado é pouco para evitar as catástrofes dos incêndios. Para marcar as trágicas e inesquecíveis ocorrências dos fogos em 2017, o DIA DE PORTUGAL, o 10 de junho de 2024, vai ser assinalado nesta região; em Coimbra, nessa data, na Universidade, serão ainda evocados os 500 anos do nascimento de Luís de Camões.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM