As candidaturas ao Concurso Regional de Ideias de Negócio, integrado no projeto Região de Coimbra Empreende+ (RCE+), abriram na segunda-feira (10) e prolongam-se até 30 de abril. O concurso pretende “estimular a concretização empresarial e promover projetos de empreendedorismo qualificado e criativo”. Um dos objetivos, sublinha a entidade promotora, passa, também, pelo “incentivo à criação de atividades intensivas de conhecimento e tecnologia na região de Coimbra”.
Como apoio às ideias, vai realizar-se um workshop que conta com a presença de mentores experientes na capacitação em empreendedorismo e inovação e/ou atividades intensivas de conhecimento e/ou tecnologia. Este evento permite a todos os participantes “melhorar as suas ideias e competências de comunicação”, acrescentou.
Incorporado no Programa de Aceleração do RCE+, o Concurso Regional de Ideias de Negócio vai atribuir seis prémios de incentivo financeiro para distinguir as melhores ideias de negócio. Divididos em duas categorias, “Geral” e “Empreendedorismo Feminino”, os prémios monetários variam entre os dois e os cinco mil euros.
O projeto Região de Coimbra Empreende+ é organizado em conjunto pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC). Este programa visa “a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo” nos 19 Municípios abrangidos pela CIM-RC e destina-se a jovens empreendedores que desenvolvam uma iniciativa empresarial, “incentivando o lançamento de projetos e assegurando apoio durante os primeiros meses”.