15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

ISEC ajuda Câmara de Lisboa a melhorar o trânsito na cidade

19 de Outubro 2022

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai analisar a mobilidade para descobrir e antecipar engarrafamentos e acidentes. É uma parceria entre o ISEC e a Câmara de Lisboa. “Vamos explorar dados para segmentar padrões comuns e recomendar à autarquia medidas que potenciem horários e vias com capacidade disponível”, afirma o gestor do projeto. Amanhã (20) será o dia de apresentação deste novo projeto.

“O Município de Lisboa recolhe inúmeros dados relacionados com os fluxos de pessoas, mas há a necessidade de transformar estes dados em conhecimento para que a Câmara possa tomar decisões mais adequadas à realidade da cidade”, afirma Nuno Lavado, docente e gestor do projeto no ISEC.

O projeto decorre no âmbito da cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e o ISEC, que junta outros parceiros do ensino superior. Para além dos desafios relacionados com a mobilidade, estão identificados problemas nas áreas do ambiente e da energia – como o depósito de lixos e resíduos fora dos ecopontos próprios. Estão também a ser estudadas soluções para reduzir a perturbação do ambiente sonoro provocada pelo ruído das multidões em zonas de diversão noturna.

“Esta colaboração servirá para ampliar e reforçar as boas relações do ISEC com as principais instituições do país espalhadas pelo território”, afirma Mário Velindro, presidente desta escola de engenharia de Coimbra. “Estamos empenhados em conhecer os desafios identificados pela Câmara Municipal de Lisboa para que, juntamente com a equipa do LxDatalab, possamos encontrar as causas dos problemas assinalados e construir as soluções de engenharia que são necessárias”, finaliza.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM