Movidos pela paixão, os irmãos Afonso e Dinis Costa, residentes em Coimbra, apostam em qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, nas competições de Remo, já com a presença no Mundial da modalidade em 2023, em que têm de ficar entre os sete primeiros qualificados.
“Estamos a trabalhar com rigor para que consigamos ser apurados para os Jogos Olímpicos e sabemos que não é fácil, porque teremos que estar entre os sete primeiros melhores do mundo”, refere-nos Afonso Costa. Acrescenta, ainda, que “como nós, os outros 14 atletas, sendo que são dois por cada remo, pensam em trabalhar para conquistarem esta vaga e a possibilidade de marcarem presença nesta famosa competição”.
O atleta Afonso Costa já participou nos Jogos Olímpicos em Tóquio, em 2021, contrariamente ao irmão Dinis Costa, contudo menciona ao “Despertar”, que a “ambição tanto dele como do irmão não é só chegar aos Jogos Olímpicos, mas sim ganhar a medalha de Ouro em Paris”.
Das 502 vagas abertas para a modalidade, repartidas por ambos os sexos, 336 serão atribuídas nos Mundiais de 2023 em Belgrado, 64 nos apuramentos Continentais e as últimas 96 na oportunidade final, em Lucerna, Suíça, em maio, meses antes de Paris 2024, as restantes seis vagas pretendem garantir a universalidade da competição.
Os irmãos sentem que esta conquista “é o reflexo do trabalho árduo e do rigor desportivo” que os tem vindo a marcar ao longo dos anos.
Como tudo começou
Os remadores contam ao Despertar que a paixão pelo remo foi crescendo após a prática de vários desportos, incentivados pela mãe. “Desde muito novos que a nossa mãe sempre quis que praticássemos desporto, fosse ele qual fosse, chegámos a praticar canoagem, remo, natação, entre outros”, explica Dinis Costa. Ao longo do tempo foram filtrando as atividades com que mais se identificavam e acabaram por optar pelo remo, como desporto que “queriam levar para as competições nacionais”.
Além de ser atleta profissional de remo, Afonso Costa, é professor de Geografia, licenciado e mestre na área, e encontra-se a terminar o mestrado em Ecoturismo pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Já o irmão, Dinis Costa, encontra-se a terminar o mestrado em Engenharia Informática, enquanto luta pelo título de atleta profissional na modalidade.