15 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

IPO de Coimbra sensibiliza para riscos do tabagismo

31 de Maio 2019

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra promove hoje (31 de maio) o Fórum “IPOC – Hospital sem Tabaco”, iniciativa que se destina a toda a comunidade hospitalar e que visa sensibilizar e co-responsabilizar para a problemática do tabagismo nas instituições de saúde.

Este evento, que assinala o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) e tem como rosto o mágico Luís de Matos, começa, durante a manhã, com uma ação de sensibilização e rastreio ao monóxido de carbono destinada a utentes e colaboradores da instituição. No período da tarde, a partir das 14h00, vai realizar-se uma tertúlia e o debate “Hospital sem Tabaco – Realidades e Perspetivas”, que contará com a participação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Colégio de Especialidade de Pneumologia, da Sociedade Europeia de Pneumologia, dos Cuidados de Saúde Primários, entre outros. Na altura, será também apresentado o projeto SOS Saúde e o testemunho de um ex-fumador.

“A maior parte dos fumadores tem conhecimento sobre os riscos associados ao tabagismo mas continua a fumar porque é dependente de uma substância constituinte do tabaco que é a nicotina e que causa habituação”, refere Lourdes Barradas, diretora do serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra. Sendo o tabaco responsável por cerca de 85 a 90 por cento dos casos de cancro do pulmão, considera que “é primordial que os profissionais de saúde estejam comprometidos com a cessação tabágica, não só tomando o exemplo, como incentivando os fumadores a deixar de fumar”.

Em 2018 foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 7432/2018 que determina que os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde devem definir e prosseguir uma estratégia no sentido de se tornarem livres, até ao ano de 2020, de fumo de tabaco. Com o Fórum “IPOC – Hospital sem Tabaco”, a instituição pretende dar uma resposta a este mesmo despacho promovendo boas práticas de intervenção.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM