14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Igreja Paroquial de Samuel inaugura domingo obras de remodelação

24 de Janeiro 2019

A Igreja Paroquial de Samuel ou, como é também conhecida , “Igreja do Diabo”, em Soure, vai inaugurar, este domingo (27 de janeiro), as obras de beneficiação e remodelação no interior e exterior. O evento vai iniciar-se às 12h30, com um almoço convívio, a que se seguirá a celebração da eucaristia, às 14h30, com animação pelos coros de Samuel e “Vozes de Montemor” e presidência do Sr. Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Pedro Carlos Lopes de Miranda. O programa continua com a sessão solene e o descerrar da placa evocativa, seguindo-se um concerto pelo grupo musical Gesteirense.

Em nota divulgada, a Igreja Paroquial de Samuel dá conta que as intervenções duraram cerca de seis meses e representaram um custo superior a 200.000 euros, que contou com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Soure e da população, tendo sido realizadas, nos últimos anos, várias ações de angariação de fundos. Regidos pelo lema “Aproximai-vos do Senhor”, a Paróquia de Samuel, as comunidades vizinhas, as diversas coletividades da freguesia e grupos musicais, culturais e de folclore do concelho de Soure e concelhos vizinhos, sensíveis à causa contribuíram, também, para a realização obra.

Tendo como padroeira Nossa Senhora Senhora das Candeias, cujo dia se assinala a 2 de fevereiro, a mais antiga referência a esta igreja consta do catálogo de todas as igrejas e comendas que havia no Reino, nos anos de 1321 e 1322, mas especula-se que a sua origem seja anterior a estas datas. No século XIV era uma vigararia apresentada pelo abade do Convento dos Ceiças, pertencente aos Frades Bernardos, fundado por D. Afonso Henriques. Sofreu várias intervenções ao longo dos séculos, conservando, no entanto, os traços da reforma de 1613.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM