As obras de recuperação da Igreja de São João de Almedina, em Coimbra, com um investimento superior a 1,5 milhões de euros, deverão estar concluídas em meados de 2026. A diretora do Museu Nacional Machado de Castro, Sandra Costa Saldanha, anunciou que a igreja será reaberta ao público após quase dois séculos de encerramento.
“Esta é uma obra que vai arrancar nas próximas semanas e eu diria que, até meados do próximo ano de 2026, deverá estar concluída. Vamos reabrir a Igreja de São João de Almedina ao público, ao fim de quase dois séculos”, destacou.
A intervenção, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a reconfiguração da igreja em auditório, preservando o seu valor patrimonial. Sandra Costa Saldanha destacou a importância do monumento, integrado no Museu Nacional Machado de Castro e classificado como Património Mundial da UNESCO, para a Alta da cidade de Coimbra.
Além da recuperação da igreja, o Museu Nacional Machado de Castro também será alvo de intervenções no âmbito do PRR, com a substituição dos pavimentos em todo o edifício. Esta obra, a cargo da Câmara Municipal de Coimbra, exigirá o encerramento faseado do museu, impactando a programação e as visitas.