Vila Nova de Poiares comemora domingo, 13 de janeiro, os 121 anos da restauração definitiva do concelho. As cerimónias do Feriado Municipal começam às 11h00, com a receção, no Salão Nobre da autarquia, ao secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, que vai presidir às celebrações.
Segue-se, às 11h30, no auditório do Centro Cultural, a sessão solene, onde decorrerão as cerimónias oficiais evocativas da restauração definitiva do concelho, já que o concelho data de 1836, tendo, no entanto, sido suprimido por duas vezes, acabando por ser definitivamente restaurado a 13 de janeiro de 1898, data que se assinala com a comemoração do Feriado Municipal.
Durante esta sessão, a autarquia vai reconhecer os funcionários que perfazem 15, 25 e 35 anos de serviço com a Medalha de Bons Serviços Prestados e vai homenagear algumas personalidades do concelho que se destacaram em diversas áreas, algumas a título póstumo, com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal.
Vai ser atribuída ainda, como tem sido habitual nos últimos anos, a Medalha de Honra do Município a uma personalidade que se tem destacado na vida do concelho – Cassiano Alves Bandeira –, empresário fundador do Grupo Alves Bandeira, SA, um dos principais grupos económicos do país no setor dos combustíveis que, apesar de ser natural de Góis, mantém uma profunda ligação a Vila Nova de Poiares.