14 de Dezembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Hike Land promove caminhada pelos Arrozais de Maiorca

21 de Junho 2024

Amanhã (22), a partir das 9h00, os arrozais da vila de Maiorca, na Figueira da Foz, vão ser palco de uma caminhada que promete levar os participantes a conhecer melhor os campos verdes e o arroz do Mondego. Promovido pela Hike Land, o evento tem a duração média de quatro horas e percorre cerca de 12 quilómetros.

 

A organização descreve a iniciativa como “um percurso circular, por caminhos rurais e tradicionais marcados pelos verdejantes arrozais da vila de Maiorca, que se localizam entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho”. Nesse sentido, pelas 9h00, os aventureiros devem dirigir-se ao Largo da Feira Velha, em Maiorca. Por indicação da Hike Land, devem fazer-se acompanhar de uma garrafa de água de 1,5l, bem como roupa apropriada e uma caneca para beber chá.

 

Durante a caminhada, para além de benefícios ao nível da saúde, os participantes vão ainda poder usufruir de “um dos núcleos habitacionais antigos mais bem preservado”, sublinha a organização. Segundo a mesma, “o concelho da Figueira da Foz foi o primeiro de Portugal, a cultivar arroz, justamente em Maiorca”. Em consequência, “esta cultura veio alterar a economia de base agro-pastoril, no Baixo Mondego e constituiu, em tempos, uma importante fonte de rendimento para as populações ribeirinhas, sendo que, presentemente, os campos de arroz já fazem parte integrante da paisagem do Baixo Mondego”.

 

Devido à especificidade da atividade, os participantes devem ter mais de 10 anos de idade. As inscrições já estão abertas na página de internet da Hike Land e custam 10 euros. No preço estão incluídos um guia no terreno, chás, seguro de acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM