Todos os caminhos vão dar a Vila Nova do Ceira, em Góis, este domingo para a terceira edição do Festival de Sopas da Várzea, organizada pelo Grupo de Músicas e Cantares da Várzea.
Por um valor de 10 “cordas”, com oferta da taça e do copo em barro, os participantes vão poder degustar sete variedades de sopa, confecionadas pelos elementos da associação, e bebidas à discrição, com direito a pão, broa, café e sobremesa.
“As pessoas entram e podem apreciar desde sopa da pedra, à lavrador, de peixe, de grão, de coentros, caldo verde e canja”, diz um dos membros do Grupo de Músicas e Cantares da Várzea, Júlio Moura.
A iniciativa, que tem início pelas 13h00 no Pavilhão Desportivo da Casa do Povo, culmina com um momento de animação, proporcionado por um grupo musical.
“O objetivo deste festival é angariar fundos para a associação para fazer face às nossas despesas, entre outros eventos que dinamizamos ao longo do ano”, explica Júlio Mouro com expetativas altas para esta edição, pois “acreditamos que vamos receber muitos visitantes para virem provar as nossas sopas tradicionais”.
O Grupo de Músicas e Cantares da Várzea foi formado em 1991 por um grupo de amigos que com intenção de ocupar o tempo livre começaram a entoar algumas canções acompanhados com instrumentos de cordas no Adro da Igreja.