A Porcelanosa, empresa espanhola líder no sector de pavimentos e revestimentos cerâmicos, com presença em 150 países, entre os quais Portugal, tem em vista a abertura de uma loja em Coimbra em finais de 2023.
O director do grupo espanhol nas regiões Norte e Centro, Pedro Neiva revelou que o investimento previsto para a loja de Coimbra é de “cerca de um milhão de euros”.
Segundo avançou Pedro Neiva, o plano de expansão do grupo espanhol – que em Portugal possui lojas no Porto, Viseu, Lisboa e Loulé – tem ainda previsto a abertura de outras lojas no país: na Madeira, também em finais de 2023, e em Sintra, Cascais e Braga em 2024.
O ano tem sido de crescimento exponencial para a Porcelanosa que, mesmo num período atípico, consequente da pandemia de covid-19, atingiu marcos históricos e atingiu valores de facturação que ficarão para sempre na história da empresa. Este mês soma mais um, com a inauguração de um conceito único e irreverente naquela que é a sua loja portuguesa mais antiga, a loja Porcelanosa do Porto.
Trata-se de um novo showroom do grupo que é uma mudança única no conceito das lojas da multinacional espanhola que investiu um total de dois milhões e meio de euros no espaço portuense, pensado para “satisfazer e ajudar o cliente final na sua decisão”, adiantou o director geral Pedro Neiva.
O espaço, com 1400 metros quadrados, foi alvo de um investimento profundo de mais de 2 milhões e meio de euros, e está, agora, dotado de novas valências, entre as quais uma área técnica totalmente interactiva, intuitiva e inovadora no sector da prescrição/decoração e construção. A esta juntam-se ainda mais valias como a possibilidade de visualização de ambientes de banho e cozinha à escala real e salas de formação e reuniões, disponíveis para o público receber os seus clientes finais e, assim, ajudá-los em todos os passos necessários para a concepção perfeita dos seus projectos.
Tudo acontece no ano em que a multinacional espanhola assinala 22 anos de actividade no Porto, cidade onde tem instalada aquela que é a sua loja “mais consolidada no mercado”, não só pela sua antiguidade, mas também pela equipa de que dispõe. O espaço, que tem uma facturação anual na ordem dos 21 milhões de euros, usufrui de uma nova imagem, levada a cabo, recentemente, com grande êxito, para o mercado de exportação.
Segundo Pedro Neiva, a empresa prevê encerrar 2022 com uma facturação de 21 milhões de euros em Portugal, dois milhões acima de 2021, e aproximar-se dos 25 milhões até 2025.
Recorde-se que a Porcelanosa é um dos fabricantes mais importantes do mundo da cerâmica, mobiliário de cozinha, equipamento de casa de banho e de soluções construtivas para a arquitectura contemporânea, que comercializa os seus produtos directamente, desde o cliente particular, que representa 15% do total da facturação, ao sector profissional, como o construtor ou promotor imobiliário. A grande maioria dos arquitectos em Portugal, por exemplo, disponibiliza nos seus cadernos de encargos produtos Porcelanosa, pela confiança inabalável que têm na marca, originando, assim, um serviço de excelência a nível de aconselhamento e prescrição de materiais.
O grupo registou uma facturação de 900 milhões de euros e prevê um crescimento na ordem dos 8% para o próximo ano.