14 de Agosto de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Góis em festa com 13 dias de música e artesanato

5 de Agosto 2022

As Festas do Concelho de Góis estão de regresso à vila já a partir de segunda-feira e prolongam-se até 20 de agosto, com aposta numa programação diversificada, potenciando o património cultural daquele município.

Das atrações fazem parte a típica Feira das Tasquinhas, que reúne cinco espaços explorados pelas coletividades do concelho, e o Mercadinho (“Feira sem Regras”), além de vários concertos, apresentação de obras literárias, caminhadas noturnas, ações de educação ambiental, entre outras atividades. Dentro da programação, o destaque vai para as comemorações do Dia Internacional da Juventude, a 12 de agosto, e no dia seguinte, o Dia do Município.

“Queremos dar oportunidade às nossas associações e à comunidade de colaborar nas festas do concelho e também tirarem partido disso”, disse ao “Despertar” o presidente da Câmara Municipal de Góis, António Rui Sampaio.

Assim, ao longo de 13 dias os visitantes vão ter oportunidade de desfrutar de um conjunto de iniciativas nas praias fluviais do concelho, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, nos Paços do Concelho na Praça da República, no auditório da Casa da Cultura de Góis, na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, no Parque de Lazer do Cerejal, entre outros espaços.

Os primeiros três dias de festa (8 a 10) vão ser dedicados a atividades de Educação Ambiental, a cargo da Unidade de Intervenção para o Restauro Ecológico. Nas praias fluviais da Peneda, das Canaveias e de Alvares vão desenvolver a criação de uma brigada ambiental jovem que tem como missão agir em defesa e na proteção dos ecossistemas. Já entre 10 e 12 de agosto vão decorrer também os Jogos de Água, no âmbito do programa Bandeira Azul da Europa.

O Dia da Juventude, assinalado a 12 de agosto, é marcado em Góis com a apresentação do livro “A Máscara de Cortiça”, pela inauguração da Feira das Tasquinhas e do Mercadinho e pela atuação do grupo 7 Saias.

A 13 de agosto vai ser celebrado o Dia do Município, que se inicia com o hastear das bandeiras, pelas 10h00, nos Paços do Concelho. Às 11h00 tem lugar uma sessão solene no auditório da Casa da Cultura e a animação da tarde vai estar a cargo do Mercadinho e da Feira das Tasquinhas. A partir das 22h00, o artista português Rui Veloso sobe ao palco e anima a noite.

“É um artista nacional consagrado. Normalmente toda a gente gosta e conhece as músicas de Rui Veloso, pelo que considero que foi uma aposta acertada e que vai trazer muita gente a Góis neste dia em particular”, salientou o autarca.

No sábado (13), o Parque de Lazer do Cerejal vai receber o Festival Folclore Beirão, do qual farão parte os Ranchos Folclóricos Os Moleirinhos do Gadanha, das Piçarras de Vendas Novas, Os Mensageiros da Alegria e o Etnográfico de Pinhão. Segue-se o concerto do cantor FF e das Bandas Filarmónicas da AERG e FILVAR. A 15 de agosto vai haver atividade física através de uma caminhada noturna, sendo o ponto de encontro na Praça da República.

“Apostámos num cartaz para chegar e agradar a vários tipos de público”, reforçou António Rui Sampaio.

Nos dias que se seguem, a animação vai estar dividida entre atuações musicais e a Feira das Tasquinhas. “Todos os dias à noite vai haver animação musical à noite, em que os visitantes além de apreciarem os concertos podem aproveitar para degustar de boa comida nas nossas tasquinhas”.

O último dia de festa (20 de agosto) começa pelas 19h30, com a Feira das Tasquinhas e termina, por volta das 21h30, ao ritmo de Koen de Cleen e Marina Pinheiro, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira.

Um evento que além de “servir para comemorar o nosso Feriado Municipal, é uma forma de atrair visitantes e oferecer-lhes o que temos de melhor, que é o nosso turismo, com as nossas Praias Fluviais, os Passadiços da Candosa, as Aldeias de Xisto, entre muitos outros espaços atrativos para quem visita Góis”. “Temos as maiores expetativas, devido ao período em que se realiza, pois, agosto é o mês em que a maior parte das pessoas tem férias e aqui no nosso território há pessoas que regressam”, perspetiva o presidente do Município de Góis.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM