17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Gestão da água une 11 concelhos da região

14 de Dezembro 2018

A constituição do sistema intermunicipal de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos urbanos, bem como a constituição da empresa APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, E.I.M., foi já aprovada, por unanimidade, pelos executivos municipais de Lousã, Penela e Alvaiázere.

Este processo, que tem decorrido de forma agregadora, vai estender-se ainda a outros concelhos, que aprovaram já os estudos e intenção de constituição deste sistema intermunicipal. Assim, para além da Lousã, Penela e Alvaiázere, vai abranger ainda os municípios de Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova e Vila Nova de Poiares e tem como objetivo “contribuir para a sustentabilidade técnica e económico-financeira dos serviços de abastecimento de água e de saneamento destas autarquias da região de Coimbra e de Leiria”.

Na proposta aprovada, ficou ainda definido que a condução de todo o processo e interação com as entidades competentes – até à constituição formal da empresa intermunicipal – será da competência dos municípios da Lousã, Penacova e Penela.

Com esta solução, os municípios envolvidos procuram, como explicam em nota divulgada, “dar resposta ao exigente desafio de dar escala e qualidade ao serviço – através da agregação dos serviços de vários municípios vizinhos, numa única entidade profissional exclusivamente dedicada aos serviços de água, saneamento e resíduos urbanos”. Pretendem responder, também, “às exigências da situação atual que exige uma mudança no modelo de gestão, capaz de gerar eficiência e sustentabilidade económica e financeira, eliminando as dificuldades sentidas pelos municípios na gestão destes serviços”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM