Largas centenas de pessoas são esperadas, amanhã, na Gala Sénior da Freguesia de Santo António dos Olivais, um evento pioneiro da Junta que pretende dar a conhecer o dinamismo da população que frequenta as suas várias atividades, demonstrando que é possível envelhecer com qualidade de vida e alegria.
As cerca de 400 pessoas que frequentam as atividades dinamizadas pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais vão reunir-se amanhã, a partir das 15h00, no auditório do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Promovida através do pelouro de Solidariedade Social, esta é uma iniciativa pioneira que, como explica o presidente da Junta, Francisco Andrade, pretende “unir as centenas de seniores que frequentam as várias atividades”, proporcionando-lhes agora um espaço para “mostrarem os seus dotes nas diversas áreas, como arte, moda, teatro, música…”.
“A ideia é reunir e mostrar o trabalho que estes seniores fazem nas diversas atividades. Queremos dar a conhecer as suas potencialidades, a sua criatividade e, por outro lado, proporcionar-lhes também o encontro, fazer com que se conheçam e convivam porque, apesar de frequentarem os mesmos espaços, têm aulas diferentes e muitos não se conhecem”, realça o autarca.
Esta gala é gratuita e aberta a toda a comunidade, devendo reunir não só os seniores que frequentam as atividades mas também familiares, professores, amigos e todos quantos têm colaborado com a Junta no apoio às famílias, como parceiros, instituições, empresas e particulares.
O programa inclui um momento de teatro pelo grupo da Junta, uma passagem de modelos e atuações do Coro Misto da Freguesia e do Coro da Casa do Pessoal dos CHUC. Durante esta tarde cultural, todos podem apreciar também uma exposição dos trabalhos de pintura e artes decorativas, desenvolvidos pelos seniores que frequentam estes ateliês.
Francisco Andrade agradece à Direção do CHUC pela cedência do auditório, um “espaço extraordinário que permite receber umas largas centenas de pessoas”. Apesar de estar garantida a presença da maioria dos cerca de 400 seniores que frequenta as atividades, o autarca acredita que a afluência será bem maior e espera “casa cheia” nesta “tarde cultural tão especial”.
O presidente do Olivais entende que a qualidade de vida da população está também nas pequenas coisas e não somente nas grandes obras. “É um trabalho de continuidade que vai para além da obra propriamente dita, como os trabalhos nos passeios, as limpezas e outras intervenções”, sublinha.
Estas atividades, que o seu executivo lançou já em 2003, foram criadas precisamente a pensar na “qualidade de vida e no envelhecimento saudável da população mais idosa”. Pintura, artes decorativas, yoga, chi kung, hidroginástica, teatro, alfabetização de adultos e rendas e bordados são algumas das atividades muito procuradas, assim como o Coro Misto e os grupos de marchas.
Com este programa muito dinâmico a nível cultural e social, as pessoas têm muitos e variados motivos para sair de casa, conviverem e divertirem-se. “Todo este dinamismo mostra que é possível chegar à fase da reforma com atividades que ajudam a manter a mente e o corpo ativos e saudáveis”, realça Francisco Andrade, acrescentando que este é “um complemento a todas as iniciativas que são dinamizadas na Junta”, onde se destacam ainda a realização de várias ações de formação sobre saúde e outros temas que interessam à população.