14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Gala Sénior dos Olivais mostra dinamismo e criatividade da população

22 de Fevereiro 2019

Largas centenas de pessoas são esperadas, amanhã, na Gala Sénior da Freguesia de Santo António dos Olivais, um evento pioneiro da Junta que pretende dar a conhecer o dinamismo da população que frequenta as suas várias atividades, demonstrando que é possível envelhecer com qualidade de vida e alegria.

As cerca de 400 pessoas que frequentam as atividades dinamizadas pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais vão reunir-se amanhã, a partir das 15h00, no auditório do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Promovida através do pelouro de Solidariedade Social, esta é uma iniciativa pioneira que, como explica o presidente da Junta, Francisco Andrade, pretende “unir as centenas de seniores que frequentam as várias atividades”, proporcionando-lhes agora um espaço para “mostrarem os seus dotes nas diversas áreas, como arte, moda, teatro, música…”.

“A ideia é reunir e mostrar o trabalho que estes seniores fazem nas diversas atividades. Queremos dar a conhecer as suas potencialidades, a sua criatividade e, por outro lado, proporcionar-lhes também o encontro, fazer com que se conheçam e convivam porque, apesar de frequentarem os mesmos espaços, têm aulas diferentes e muitos não se conhecem”, realça o autarca.

Esta gala é gratuita e aberta a toda a comunidade, devendo reunir não só os seniores que frequentam as atividades mas também familiares, professores, amigos e todos quantos têm colaborado com a Junta no apoio às famílias, como parceiros, instituições, empresas e particulares.

O programa inclui um momento de teatro pelo grupo da Junta, uma passagem de modelos e atuações do Coro Misto da Freguesia e do Coro da Casa do Pessoal dos CHUC. Durante esta tarde cultural, todos podem apreciar também uma exposição dos trabalhos de pintura e artes decorativas, desenvolvidos pelos seniores que frequentam estes ateliês.

Francisco Andrade agradece à Direção do CHUC pela cedência do auditório, um “espaço extraordinário que permite receber umas largas centenas de pessoas”. Apesar de estar garantida a presença da maioria dos cerca de 400 seniores que frequenta as atividades, o autarca acredita que a afluência será bem maior e espera “casa cheia” nesta “tarde cultural tão especial”.

O presidente do Olivais entende que a qualidade de vida da população está também nas pequenas coisas e não somente nas grandes obras. “É um trabalho de continuidade que vai para além da obra propriamente dita, como os trabalhos nos passeios, as limpezas e outras intervenções”, sublinha.

Estas atividades, que o seu executivo lançou já em 2003, foram criadas precisamente a pensar na “qualidade de vida e no envelhecimento saudável da população mais idosa”. Pintura, artes decorativas, yoga, chi kung, hidroginástica, teatro, alfabetização de adultos e rendas e bordados são algumas das atividades muito procuradas, assim como o Coro Misto e os grupos de marchas.

Com este programa muito dinâmico a nível cultural e social, as pessoas têm muitos e variados motivos para sair de casa, conviverem e divertirem-se. “Todo este dinamismo mostra que é possível chegar à fase da reforma com atividades que ajudam a manter a mente e o corpo ativos e saudáveis”, realça Francisco Andrade, acrescentando que este é “um complemento a todas as iniciativas que são dinamizadas na Junta”, onde se destacam ainda a realização de várias ações de formação sobre saúde e outros temas que interessam à população.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM